Sudão: Governo português condena "uso injustificado" da força e apela ao diálogo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jun 2019 (Lusa) -- O Governo português condenou hoje o "uso injustificado" da violência contra "manifestantes pacíficos" em Cartum, Sudão, apelando para "um consenso negocial" que permita a instituição de uma governação civil do país.

"O Governo português condena veementemente a repressão exercida pelas Forças Armadas sudanesas sobre cidadãos indefesos em Cartum, que levou à perda de dezenas de vidas humanas", afirmou, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Portugal repudiou o que considera "o uso injustificado da violência contra manifestantes pacíficos" e apelou "à contenção por parte do Conselho Militar de Transição", considerando que "tem por obrigação zelar pela segurança dos cidadãos sudaneses".

"O Governo português associa-se ainda aos comunicados da União Africana e da União Europeia, assinalando a necessidade de um consenso negocial que permita a assunção do poder por elementos civis", acrescentou o comunicado.

O Sudão vive desde dezembro uma revolução popular sem precedentes que conduziu à deposição, em abril, do Presidente, Omar al-Bashir, substituído por um Conselho Militar Transitório.

Apesar da mudança, os manifestantes continuaram nas ruas, reclamando uma transferência de poder para os civis, enquanto decorriam negociações.

As negociações entre os movimentos de contestação e a Junta Militar fracassaram em 20 de maio com as duas partes a quererem assumir a liderança do período de transição de três anos.

Na segunda-feira, o acampamento, montado desde 06 de abril, em Cartum, foi dispersado pela força, com os manifestantes a denunciarem "um massacre" perpetrado por "milícias" do Conselho Militar.

Os movimentos opositores falam em 108 mortos e mais de 500 feridos, enquanto o Governo do Sudão sustenta que o número de vítimas causados pela repressão não ultrapassa as 46.

Por seu lado, os militares rejeitaram o uso da força, adiantando que se tratou de "uma operação de limpeza" que correu mal.

A operação foi condenada pelas Nações Unidas, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros países.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, que apoiam os militares sudaneses, apelaram ao diálogo sem condenar a repressão.

CFF // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.