"Os Verdes" defendem eleições autárquicas a 6 ou 13 de outubro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) - O Partido Ecologista "Os Verdes" defendeu hoje junto do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a marcação das eleições autárquicas no dia 6 ou no dia 13 de outubro.

"Considerando que setembro é um período em que, apesar das dificuldades, ainda há muitos portugueses de férias, 'Os Verdes' consideram que as eleições autárquicas deveriam realizar-se em qualquer um dos domingos propostos de outubro, ou seja, 6 ou 13 de outubro seriam, qualquer uma delas, a data ideal", afirmou José Luís Ferreira.

O dirigente de "Os Verdes" ressalvou não ter ouvido os motivos que levaram PSD e CDS-PP a defender a realização das eleições a 22 de setembro, mas avançou que parece existir "uma tentativa de fugir ao debate político, de os portugueses saberem as consequências das políticas que continuam a praticar e, portanto, quanto mais cedo melhor".

O Partido Ecologista encerrou as audiências com o primeiro-ministro, tendo o PCP apresentado o dia 6 de outubro como a "data ideal", o PS e BE o dia 13 de outubro e os partidos da maioria, PSD e CDS-PP, o dia 22 de setembro.

As últimas eleições autárquicas gerais realizaram-se a 11 de outubro de 2009, apenas duas semanas depois das legislativas, que tiveram lugar a 27 de setembro.

De acordo com o artigo 15.º da lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais, "o dia da realização das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais é marcado por decreto do Governo, com, pelo menos, 80 dias de antecedência".

Segundo o mesmo artigo, estas eleições "realizam-se entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato" e "o dia dos atos eleitorais é o mesmo em todos os círculos e recai em domingo ou feriado nacional".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.