Ucrânia: OSCE propõe criar grupo de contacto internacional para gerir crise política

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 24 fev (Lusa) -- A Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) nomeou um enviado especial para a Ucrânia e propôs criar um grupo de contacto internacional para gerir a crise política naquele país, divulgou hoje o presidente do organismo internacional.

O suíço Didier Burkhalter, que também é ministro dos Negócios Estrangeiros, assumiu recentemente a presidência rotativa da OSCE.

Dirigindo-se ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, no âmbito de um debate sobre a cooperação entre a OSCE e a ONU, o político suíço propôs "a criação de um grupo de contacto internacional sobre a Ucrânia" que incluiria "os principais atores internacionais" da crise que afeta aquele país.

A OSCE assumiria um papel de "anfitrião e de coordenador", indicou Burkhalter.

A principal missão deste grupo seria "apoiar a Ucrânia neste período de transição", mas também servir de "plataforma para coordenar e trocar informações sobre ajuda internacional" ao país.

Na mesma intervenção, Burkhalter anunciou a nomeação do embaixador Tim Guldimann como "enviado especial para a Ucrânia", acrescentando que uma pequena equipa da OSCE se deslocou ao território ucraniano para observar a situação no terreno.

O representante suíço declarou ainda que espera que as novas autoridades de Kiev convidem uma missão de avaliação dos Direitos Humanos para investigar a violência que abalou aquele país.

Esta missão apresentará posteriormente um relatório que "poderá ajudar a avançar com a reconciliação nacional na Ucrânia", acrescentou.

"É essencial que apoiemos um processo de transição equitativo e inclusivo, que não marginalize nenhuma parte da Ucrânia, nem nenhuma comunidade. (...) Uma Ucrânia estável, democrática e unida é do interesse de todos", concluiu Burkhalter.

A Suíça assumiu a 01 de janeiro, e por um ano, a presidência rotativa da OSCE, organização com sede em Viena.

SCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.