Morreu o argumentista, ator e realizador Harold Ramis, criador de "Caça Fantasmas"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Redação, 24 fev (Lusa) - O argumentista, ator e realizador norte-americano Harold Ramis, autor de várias comédias norte-americanas de sucesso dos anos 1980 e 1990, como "Caça Fantasmas" e "Uma questão de nervos", morreu hoje, aos 69 anos.

De acordo com o jornal Chicago Tribune, Harold Ramis sofria de uma rara doença autoimune nos vasos sanguíneos.

Harold Ramis nasceu em Chicago, estudou na Washington University (Missouri), trabalhou na revista Playboy - onde reescrevia piadas e anedotas - e integrou os grupos de comédia Second City, de Chicago, e National Lampoon's, de Nova Iorque, antes de se tornar conhecido no cinema como um dos protagonistas do "Caça Fantasmas" (1983), do qual é co-argumentista.

Da filmografia é destacado, igualmente, ainda do final dos anos 1970, o argumento - que co-escreveu, com Douglas Kenney e Chris Miller - do filme "A república dos cucos" ("Animal House"), realizado por John Landis.

O seu nome ficará ligado a muitas das comédias que singraram nas salas de cinema nos anos 1980 e 1990, como argumentista e como realizador.

Ainda em 1983, o ano do primeiro filme "Caça Fantasmas", assinou a realização de "Que paródia de férias" ("National Lampoon's vacation"), com Chevy Chase (três anos depois de "O clube dos Malandrecos", com o mesmo ator), seguindo-se "Clube Paraíso" (1984) e "O feitiço do tempo" (1993), com Bill Murray e Andy MacDowell, entre outros.

A designação original de "Que paródia de férias" tinha raízes na "National Lampoon's Magazine" e no "National Lampoon's Show", revista de humor e espetáculo de comédia, que remontavam ao final da década de 1960, na base do atual Saturday Night Live.

Ramis fez parte do grupo, no início da carreira, a par de outros atores e argumentistas como John Belushi, Richard Belzer ou Bill Murray.

Também assinou "Uma questão de nervos" (1999), com Robert De Niro e Billy Crystal, e a sequela "Outra questão de nervos" (2002), com os mesmos protagonistas.

Harold Ramis chegou ainda a realizar alguns episódios da versão norte-americana da série "The Office", criada por Ricky Gervais.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.