Professor Fontaínhas Fernandes é canditado único à Universidade de Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 12 jun (Lusa) -- O professor Fontaínhas Fernandes é candidato único ao cargo de reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, cuja eleição decorre a 05 de julho, anunciou a Comissão Eleitoral.

Luís Rochartre, da Comissão Eleitoral da UTAD, disse à agência Lusa que este órgão, que reuniu hoje, decidiu a candidatura do professor Fontaínhas Fernandes à eleição que ocorre no próximo mês.

Por sua vez, Fontaínhas Fernandes afirmou que apresenta a sua candidatura num contexto difícil porque acredita que é possível à UTAD delinear "um projeto coletivo e sustentável, envolvendo todos os recursos humanos" deste estabelecimento de ensino superior.

O candidato é professor catedrático de bioquímica ambiental da UTAD desde 2008, tendo sido presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente de 2009 a abril de 2013.

Foi membro da reitoria da UTAD de 2006 até 2012, tendo assumido as funções de pró-reitor da Avaliação, Acreditação, Formação e da Qualidade de Ensino (2006-2010) e das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012).

Integra ainda a direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), e foi um dos responsáveis pela candidatura do Regia Douro Parque, que está a ser construído em Vila Real.

O reitor da academia transmontana é eleito pelos membros do Conselho Geral, que junta representantes dos professores e investigadores, dos alunos, do pessoal não docente e elementos exteriores à universidade.

O resultado da eleição será comunicado até ao dia 12 de julho ao ministro da Educação, que homologará a decisão do Conselho Geral, e a tomada de posse deverá ocorrer no espaço de um mês.

Foi o ainda reitor, Carlos Sequeira, que pediu ao Conselho Geral para antecipar o calendário eleitoral, justificando com a necessidade de o ajustar, de forma a coincidir com as eleições dos outros órgãos da academia, nomeadamente o este conselho e as escolas da academia.

Sequeira sai três anos depois de ter sido eleito e praticamente um ano antes de terminar o mandato, salientando que, com esta decisão, "está a prestar um bom serviço" à UTAD.

O responsável garantiu que deixa a universidade "com as contas consolidadas, saudáveis e mais coesa".

"Pese embora os cortes, nomeadamente da dotação transferida, conseguimos gerar receitas que cobriram a massa salarial, todas as despesas e o défice da universidade reduz-se em duas dezenas de milhares de euros", salientou.

Ou seja, de acordo com o relatório de contas provado pelo Conselho Geral, a UTAD terminou o ano com um orçamento de 43 milhões de euros, com uma transferência estatal de apenas 26 milhões de euros.

"Vinte mil euros com oito milhões de cortes em três anos é um resultado interessante", frisou.

Já para 2013, o reitor perspetiva um "ano complicado" por causa"da indefinição" que se instalou no Ensino Superior relativamente às dotações financeiras.

A UTAD conta com cerca de 6.000 alunos, 535 docentes e 421 funcionários não docentes.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.