Novo PM de Itália promete "mudança radical e imediata"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 24 fev (Lusa) -- O novo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, prometeu hoje uma "mudança radical e imediata" em Itália, no discurso, de tom fortemente europeísta, de investidura perante o Senado.

"Se perdermos este desafio, a culpa será toda minha. Acabou o tempo dos álibis", disse Renzi aos senadores, depois de defender que não há desculpas para não atacar a recessão da economia italiana.

"Esta é uma Itália de possibilidades, uma Itália de mudança fundamental", disse, sublinhando a "urgência" da implementação de reformas num "país enferrujado, paralisado pela ansiedade".

O Senado (câmara alta do parlamento) deverá votar hoje uma moção de confiança no novo governo, anunciado na sexta-feira e que prestou juramento perante o presidente, Giorgio Napolitano, no sábado.

Renzi, 39 anos, foi encarregado de formar governo na semana passada, depois de afastar o seu colega de partido Enrico Letta, que criticou pelo atraso na reforma do sistema de impostos, do mercado de trabalho e da administração pública que considerou indispensáveis para estimular a economia.

Recorrendo ao relato de histórias de pessoas concretas -- como um pai desempregado ou um homem atropelado por um condutor negligente -, o novo primeiro-ministro prometeu rever os subsídios de desemprego, criar um fundo de garantia para as pequenas empresas e reformar profundamente a justiça.

Num discurso muito voltado para a Europa, cuja presidência rotativa Itália assume a 01 de julho, Renzi afirmou que "a tradição europeia e europeísta representa a melhor parte de Itália".

Sublinhou, no entanto, que Itália tem de reduzir dívida pública, equivalente a 130% do PIB, não porque a chanceler alemã, Angela Merkel, quer, mas porque "é dever do governo respeitar" as as gerações futuras.

O voto de confiança de hoje é considerado por analistas como um teste decisivo à capacidade de Renzi para unir o parlamento italiano e garantir uma maioria sólida.

Renzi, ex-presidente da câmara de Florença, deverá superar o voto com o apoio do seu Partido Democrata (PD, centro-esquerda) e dos parceiros de coligação -- os centristas e o Novo Centro-Direita (NCD).

O nível desse apoio parlamentar vai ainda dar indicações sobre se o governo conseguirá cumprir o mandato até ao fim (2018) ou se o país terá de ir para eleições antecipadas.

"Não temos medo de ir às urnas", disse Renzi.

O partido do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, 'Forza Italia', está na oposição, mas comprometeu-se a apoiar legislação decisiva caso a caso.

O partido populista 'Cinco Estrelas', o outro principal partido da oposição, criticou Renzi por "roubar" o cargo a Letta e pediu a convocação imediata de eleições antecipadas.

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.