BE quer bibliotecas do Porto abertas diariamente até às 20:00

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 jun (Lusa) -- O Bloco de Esquerda lançou hoje no Porto uma petição pelo alargamento do horário das bibliotecas públicas da cidade que querem ver abertas de segunda a domingo e até às 20:00.

"O que estamos a pedir, a reivindicar, é que os horários da biblioteca sejam alargados", contou à Lusa a cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal do Porto, Ana Luísa Amaral, uma das promotoras e primeiras subscritoras da petição lançada hoje e disponível na internet.

Na petição, que surge no âmbito da candidatura "E se virássemos o Porto ao contrário?" do bloco, encabeçada pelo candidato José Soeiro, defende-se ainda que as duas bibliotecas da cidade -- municipal e Almeida Garrett -- "não só que estejam abertas ao domingo mas que alarguem o seu horário para as 20:00, de maneira a que mais pessoas possam aceder aos livros e a todos os outros serviços que a biblioteca oferece".

Para Ana Luís Amaral, naquela que é a "segunda cidade do país" devia ser seguido o exemplo "do que acontece noutros países da Europa", como a França, "em que as bibliotecas estão abertas à noite".

"Em tempos de dificuldades económicas profundas as bibliotecas proporcionam espaços e serviços ainda mais procurados e apetecidos porque, em casa, muitos perderam já a possibilidade de ter livros, de ler com conforto, de aceder à Internet. Contudo, as Bibliotecas Públicas do Porto mantêm horários de funcionamento que impedem o acesso a quem, depois do trabalho ou por opção, as procura ao fim da tarde ou aos Domingos", pode ler-se na petição.

Para além de estar disponível na Internet em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=bibliotecasPorto, a petição será ainda passada "pelas cantinas da Universidade do Porto e faculdades" e será entregue ao executivo da Câmara Municipal do Porto "depois do verão".

"Nós, cidadãs e cidadãos do Porto, pretendemos que as bibliotecas proporcionem um uso máximo dos espaços e do atendimento qualificado, cumprindo assim a sua missão de serviço público a toda a população", refere o documento disponível online e já subscrito por 20 pessoas entre as quais os escritores Richard Zimler e Manuel Jorge Marmelo, o investigador Alexandre Quintanilha e o diretor do FITEI Mário Moutinho.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.