Nuno Crato diz que professores serão convocados para vigiar exames

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou hoje que os professores vão vigiar os exames marcados para segunda-feira, dia de greve, e que as orientações dadas às escolas vão nesse sentido.

"Os professores, naturalmente irão vigiar os exames. Serão convocados para as escolas e para vigiar os exames. A nossa orientação para as escolas é essa", disse o ministro aos jornalistas.

O Ministério da Educação decidiu recorrer para o Tribunal Central Administrativo (TCA) da decisão do colégio arbitral que optou por não decretar serviços mínimos para a greve de professores que coincide com o primeiro dia de exames nacionais do Ensino Secundário.

Nuno Crato confessou-se muito preocupado com a greve e responsabilizou os sindicatos pelos eventuais prejuízos causados aos alunos e às famílias.

Questionado sobre as razões de não alterar a data dos exames do dia 17, Nuno Crato alegou que o Governo "não pode andar a reboque de declarações de greve" dos sindicatos.

O ministro argumentou ainda não ter garantias, da parte dos sindicatos, de que não seriam convocadas novas paralisações.

Nuno Crato voltou a frisar que na segunda-feira se realiza o maior exame do Ensino Secundário (Português), estando em causa 75 mil alunos.

A greve às avaliações está já "a criar instabilidade nas escolas", assumiu, acrescentando que, a prolongar-se, poderá "impedir que sejam lançadas as notas na altura própria".

O ministro apelou aos sindicatos e sobretudo aos professores que prepararam os alunos ao longo dos anos para que os exames se realizem.

AH // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.