Pasok admite "crise política" na Grécia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 12 jun (Lusa) -- O encerramento compulsivo da radiotelevisão pública (ERT) provocou "um ambiente de crise política e institucional", indicou hoje o líder do Partido Socialista grego (Pasok), Evangelos Venizelos, pilar do Governo de coligação.

O chefe dos socialistas apelou ao primeiro-ministro, o conservador Antonis Samaras, para "salvaguardar a unidade e o futuro do Governo" de coligação, formado há um ano após as legislativas de 17 de junho, num contexto de profunda crise económica e social.

Venizelos e o terceiro parceiro da coligação governamental, o líder da Esquerda Democrática (Dimar) Fotis Kouvelis, opuseram-se ao encerramento da ERT, decidida na noite de terça-feira pela direita conservadora Nova Democracia (ND), liderada por Samaras e que lidera o executivo.

Numa intervenção perante o seu grupo parlamentar, Vénizelos lamentou que "tinha sido apenas a direita a assinar o ato legislativo, sem as assinaturas de todos os ministros do Governo". Na terça-feira, Venizelos e Kouvelos recusaram assinar o ato legislativo que ditou o encerramento da televisão e rádio públicas.

Apesar de favoráveis à reestruturação da ERT, um organismo muito criticado pelos seus privilégios, clientelismo e má gestão, Venizelos e Kouvelis indicaram que os seus deputados "não vão aprovar o decreto-lei destinado a validar o ato legislativo", apenas assinado pelos ministros de direita.

O encerramento da ERT provocou um choque na Grécia, com os sindicatos dos setores privado e público a apelaram a uma greve geral para quinta-feira e a concentrações frente à sede da empresa.

PCR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.