Trabalhadores da Casa da Moeda marcam novas greves para sexta-feira e dia 03 de Março

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jan (Lusa) - Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) anunciaram hoje novas greves para sexta-feira, com concentração frente ao edifício da administração, e dia 03 de março, contra a retirada de benefícios assegurados pelos respetivos serviços sociais.

Em comunicado, a federação que representa o setor (Fiequimental), refere que as formas de luta foram aprovadas em plenários e têm a ver com as alterações ao regulamento dos serviços sociais da INCM, comunicadas pelo Conselho de Administração a 28 de outubro, que os trabalhadores e as organizações representativas consideraram "inaceitáveis".

Estes trabalhadores têm concretizado várias ações de luta nos últimos dois meses, nomeadamente um dia de greve a 19 de dezembro e uma concentração junto ao Ministério das Finanças a 22 de janeiro.

Na origem do conflito está a revisão de um regulamento dos serviços sociais da INCM, de 1987.

No ano passado, a INCM foi sujeita a uma auditoria pelo Tribunal de Contas, que recomendou a atualização do regulamento dos serviços sociais, adaptando os seus benefícios, quotas e comparticipações ao que está a ser praticado no setor público e privado.

A proposta de regulamento da administração da INCM prevê que os trabalhadores da empresa passem a ter apoios na saúde idênticos aos da ADSE e ao mesmo tempo que as suas quotizações mensais sejam aumentadas de 1,5 para 2%.

A INCM conta com 668 trabalhadores no ativo, mas os seus serviços sociais têm cerca de 2.000 beneficiários, contando com os reformados e com os familiares.

ICO (RRA)

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".