Apoios de praia da Caparica contabilizam "mais de 250.000 euros de prejuízos" devido ao mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Almada, 24 fev (Lusa) - O presidente da Associação dos Apoios de Praia da Frente Urbana da Costa da Caparica (AAPFUCC), Acácio Bernardo, disse hoje à agência Lusa que os "prejuízos provocados pelo mau tempo na Caparica ascendem a mais de 250 mil euros".

"Em mais de duas dezenas de apoios de praia, apenas dois ou três não sofreram qualquer estrago provocado pela forte ondulação. Mas, mesmo esses acabaram por acumular alguns prejuízos, devido aos períodos em que não puderam trabalhar", disse.

Acácio Bernardo disse também que "se além dos estragos provocados pelo mar" forem contabilizados "os períodos de paragem de bares e restaurantes, os prejuízos podem ascender a mais de 300 mil euros".

O presidente da AAPFUCC revelou igualmente que está agendada para terça-feira, às 11:00, uma reunião com o capitão do porto de Lisboa, que terá lugar na delegação da Trafaria.

Os proprietários dos apoios de praia da Caparica contam já com o apoio da Câmara Municipal de Almada, que, a par da cedência de máquinas e alguns recursos humanos, se comprometeu também a antecipar a contratação de pessoal para a limpeza das praias na época balnear.

No mês de abril, a Câmara de Almada espera já ter 88 pessoas a trabalhar na limpeza das praias, dois meses antes do que é habitual, para que tudo esteja em condições no início da época balnear.

A autarquia pretende ainda promover a realização de um festival de música no mês de agosto, no âmbito de um conjunto de iniciativas para minimizar os prejuízos provocadas pela forte agitação marítima deste inverno nas praias da Caparica.

Os pedidos de reunião com a CostaPólis e com a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) é que ainda não obtiveram qualquer resposta oficial, mas a AAPFUCC acredita que alguma coisa terá de ser feita a curto prazo.

"Esperamos que seja feita uma intervenção urgente nas zonas do paredão que ficaram mais danificadas pela força do mar e que haja uma reposição de areia ainda este ano. Se nada for feito, poderemos vir a enfrentar situações muito mais graves no futuro", disse Acácio Bernardo.

GR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.