Infraestruturação de parque empresarial de Monção a concurso por 13,9 ME

Infraestruturação de parque empresarial de Monção a concurso por 13,9 ME
| Norte
Porto Canal

O concurso internacional para a infraestruturação do MinhoPark, um parque empresarial com 80 lotes que prevê gerar cerca de 1.250 empregos em Monção, foi hoje publicado em Diário da República com o preço-base de 13,9 milhões de euros.O projeto MinhoPark - Parque Empresarial do Noroeste Peninsular prevê uma área total de implantação de 90 hectares para acolher, entre as freguesias de Pinheiros, Troporiz, Mazedo e Lara, no concelho de Monção, tendo como objetivo, segundo os promotores, captar "empresas industriais, projetos inovadoras e empresas em fase de modernização".

A Câmara Municipal de Monção detém 10% do capital da sociedade que vai gerir o empreendimento, cabendo a fatia restante à Associação Industrial do Minho (AIMinho), entidade que garante já existirem contactos por parte de "empresários portugueses e estrangeiros" interessados na instalação.

Trata-se do segundo maior investimento industrial de sempre no distrito de Viana do Castelo e que os promotores garantem corresponder a uma "nova geração" de parques industriais, "com capacidade para captar investimentos de todo o noroeste da Península Ibérica, numa lógica de atuação com elevada cooperação empresarial".

A primeira fase deste empreendimento vai chegar a uma área de 53 hectares, envolvendo um investimento global de 18 milhões de euros. Neste total inclui-se a obra de infraestruturação, lançada hoje a concurso público pela AIMinho, e prevê a sua conclusão num prazo de um ano, depois de iniciados os trabalhos.

Nesta fase foram ainda investidos três milhões de euros na aquisição dos terrenos e mais de 820 mil euros em estudos, projetos e divulgação do empreendimento, o qual prevê gerar 1.250 novos postos de trabalho em cinco anos.

O parque, explicam ainda os promotores, será gerido segundo um modelo de condomínio empresarial, "o que significa que a gestão de áreas como a segurança, o ambiente, a energia e as telecomunicações será efetuada de forma comum e central".

"Esta sinergia e articulação de necessidades relacionadas com a prática empresarial permitirá às empresas ali localizadas reduzir significativamente os gastos inerentes às suas atividades produtivas ou de serviços", sublinham os promotores.

O projeto MinhoPark foi apresentado na quarta-feira ao Presidente da República, durante uma visita oficial ao concelho de Monção.

A propósito deste empreendimento, Cavaco Silva afirmou que os autarcas são os "novos agentes do desenvolvimento" de Portugal.

"Cada um dos autarcas do país está a fazer o seu melhor para promover a recuperação económica de Portugal", disse o Presidente da República durante a visita a Monção.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.