PJ apreende 255 quilos do alucinogénio "khat" no Aeroporto do Porto

PJ apreende 255 quilos do alucinogénio "khat" no Aeroporto do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ/Norte) apreendeu 255 quilos de "khat", um forte estimulante alucinogénio similar à anfetamina, numa operação desenvolvida no Aeroporto do Porto, informou hoje fonte policial.

A apreensão, consumada em março e só agora revelada, foi, segundo comunicado da PJ/Norte, "a maior apreensão de sempre desta substância em Portugal".

Ainda de acordo com a polícia, a investigação do caso continua a desenvolver-se e levou já à detenção de duas pessoas, responsáveis em Portugal pela importação daquele produto, sendo a uma delas aplicada a prisão preventiva e à outra caução económica e apresentações semanais.

Os 255 quilos de "khat" foram apreendidos em colaboração com a Autoridade Tributária, no terminal de cargas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no âmbito do combate ao tráfico internacional de estupefacientes.

O produto, dissimulado em sacos de chá verde não fermentado, era proveniente da África Oriental e destinava-se ao mercado europeu, nomeadamente a países do norte da Europa, indica o comunicado.

A substância em causa, cujo princípio ativo é a catinona, é um forte estimulante alucinogénio, que causa excitação e euforia.

Trata-se de uma planta cultivada na África Austral e Oriental, que pode ser mascado, fumada, ou bebida como chá nos mercados ocidentais.

Em 1980, a Organização Mundial da Saúde classificou o "khat" como uma droga, que pode produzir dependência psicológica.

A PJ/Norte diz que em Portugal o consumo desta substância "não tem grande expressão", mas contrapõe que é uma droga "muito procurada" nos Estados Unidos e em países do norte da Europa.

+ notícias: Norte

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.