Professora acusada de tentativa de extorsão admite parcialmente os crimes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 28 mai 2019 (Lusa) -- A professora acusada de seis tentativas de extorsão admitiu hoje parcialmente os crimes, no início do julgamento, no Tribunal de Vila Real, justificando ter agido por impulso, raiva e vingança.

A arguida de 42 anos está acusada pelo Ministério Público (MP) de ser a autora de seis crimes de extorsão, na forma tentada, e de mandar mensagens por telemóvel a ameaçar expor as vítimas se não pagassem uma determinada quantia em dinheiro.

No início do julgamento, a professora admitiu parcialmente os crimes ao coletivo de juízes, assumindo ter mandado mensagens a três pessoas, uma mulher e dois homens.

A arguida justificou ter agido "por impulso, raiva e ódio", numa tentativa de vingança que ocorreu num período muito conturbado da sua vida, em que andava debaixo de muita pressão e "não soube distinguir o certo e o errado".

Disse ainda que, depois de ter sido detida pela Polícia Judiciária, pediu ajuda médica e que tem tido acompanhamento desde então, que se arrepende e que, se pudesse, "apagava tudo".

À vítima mulher, a arguida exigiu a entrega de cerca de cinco mil euros de modo a "evitar consequências para si e para o seu filho menor de idade".

De acordo com a acusação, a vítima ficou "em estado de pânico" e passou "a viver num clima de terror, receando pela sua vida e a do seu filho".

A um professor universitário, a arguida mandou mensagens a pedir cinco mil euros ou seria denunciado "por tentativa de aproximação a uma aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com propósitos sexuais".

Quanto aos restantes três crimes de tentativas de extorsão, a arguida negou ter mandado as mensagens e considerou estar a ser vítima de vingança e de retaliação por parte dos alegados ofendidos.

A professora foi detida em abril de 2016 e, segundo a acusação, é suspeita de chantagear e ameaçar as vítimas, uma mulher e cinco homens, a troco de diferentes quantias de dinheiro.

Segundo o MP, a mulher conhecia as vítimas e as suas rotinas e usava essa informação nas mensagens que lhes enviava, de forma a intimidá-las.

Por exemplo, de acordo com o MP, a arguida mandou mensagens de "teor ofensivo" a um agente da PSP, acusando-o de se envolver com mulheres, algumas das quais menores de idade, através da rede social Facebook.

Terá tentado, segundo a acusação, extorquir-lhe três mil euros acusando-o de "assédio sexual de menores" e ameaçando destruir-lhe a profissão.

A outros homens mandou também mensagens a ameaçar expor as suas supostas "infidelidades" ou alegados "atos pedófilos".

Segundo o MP, a conta fornecida à vítimas para o pagamento era titulada por si e pelo seu ex-marido.

A acusação considera que a sua conduta "teve como único propósito conseguir que os ofendidos se convencessem da seriedade das ameaças que lhes fazia repetidamente" e que só não conseguiu concretizar devido à intervenção policial.

PLI // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).