Estoril jogou no erro e venceu no Dragão por 1-0

Estoril jogou no erro e venceu no Dragão por 1-0
| FC Porto
Porto Canal

O Estoril-Praia impôs hoje a primeira derrota em casa ao FC Porto no campeonato em mais de cinco anos, com os "dragões" a caírem para terceiro na I Liga portuguesa de futebol, à passagem da 20.ª jornada.

O desaire por 1-0, com um golo de Evandro, aos 78 minutos, na marcação de uma grande penalidade, fez com que o FC Porto caísse para a terceira posição, sendo ultrapassado pelo Sporting, que tem mais dois pontos, e podendo ficar a sete pontos do líder Benfica, que na segunda-feira defronta o Vitória de Guimarães.

Três dias depois do empate caseiro com o Eintracht Frankfurt (2-2), na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, os "dragões" voltaram a tropeçar em casa, com os adeptos a despedirem-se da equipa e do treinador com assobios e lenços brancos.

O Estoril-Praia isolou-se no quarto lugar, com 36 pontos, apenas seis pontos atrás do FC Porto e com mais três do que o Nacional, que empatou a zero na sexta-feira com a Académica, na abertura da ronda.

No sábado, o Sporting tinha subido provisoriamente ao segundo lugar, confirmado hoje, graças a um triunfo sobre o Rio Ave, por 2-1, com os golos do argelino Islam Slimani (70 minutos) e Carlos Mané (85) a permitirem a reviravolta, após o autogolo do brasileiro Maurício (50).

A goleada da ronda surgiu em Setúbal, com o Vitória local a derrotar o Paços de Ferreira, por 4-0, resultado que permitiu aos sadinos subir a um tranquilo nono lugar e deixou os pacenses sozinhos no último lugar.

O Olhanense descolou dos "castores", ao vencer o Gil Vicente, por 2-1, e igualou o Belenenses, 14.º, impondo aos nortenhos o 11.º encontro consecutivo sem triunfos.

Os "azuis" do Restelo foram derrotados no Funchal, por 2-0, pelo Marítimo, que manteve o oitavo posto, mas agora com os mesmos pontos do Sporting de Braga, sétimo, que no sábado empatou em casa com o Arouca (2-2).

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Estoril-Praia, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Evandro, 78 minutos (grande penalidade).

Equipas:

- FC Porto: Helton, Danilo, Abdoulaye, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera (Ghilas, 71), Josué (Carlos Eduardo, 60), Quaresma, Jackson Martinez e Varela.

(Suplentes: Fabiano, Maicon, Quintero, Ghilas, Licá, Carlos Eduardo e Ricardo)

Treinador: Paulo Fonseca.

- Estoril-Praia: Vagner, Mano, Yohan Tavares, Rúben Fernandes, Tiago Gomes, Filipe, Diogo Amado, Babanco (Bruno Lopes, 65), Carlitos, Balboa (Bruno Miguel, 88) e Evandro (João Pedro Galvão, 81).

(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Bruno Miguel, Anderson, Gerso, João Pedro Galvão, Emídio Rafael e Bruno Lopes).

Treinador: Marco Silva.

Árbitro: Vasco Santos (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Carlitos (51), Balboa (69), Evandro (72), Filipe Gonçalves (74), Carlos Eduardo (90), Alex Sandro (90+2). Cartão Vermelho direto para Mangala (77). Marco Silva, treinador do Estoril-Praia, recebeu ordem de expulsão.

Assistência: 25.807 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.