Info

Remoção do betão destacado na Ponte da Arrábida começa hoje às 22:00

Remoção do betão destacado na Ponte da Arrábida começa hoje às 22:00
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhos de remoção controlada do betão destacado na Ponte da Arrábida, no Porto, vão começar hoje, a partir das 22:00, o que implica o corte da via da direita nos dois sentidos, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP esclarece que já procedeu à contratação de "uma plataforma 'bybridge' que permitirá dar início aos trabalhos de remoção controlada do betão destacado", a partir das 22:00, estando a sua conclusão prevista para as 06:00.

No entanto, refere a empresa, "apenas com o desenvolvimento da intervenção será possível aferir com detalhe se existirá necessidade de prolongar este trabalho por mais noites".

O plano de intervenção foi definido na reunião que se realizou hoje de manhã com responsáveis da Câmara do Porto, na qual ficou ainda estabelecido, em coordenação com as forças de autoridade, a implementação do corte de via direita nos dois sentidos do tráfego sobre o tabuleiro, a realizar no mesmo horário.

A Infraestruturas de Portugal acrescenta ainda que, em data a anunciar brevemente, serão ainda executados trabalhos de revestimento e proteção das vigas.

A IP confirma que "se tratou do desprendimento de fragmentos de betão/argamassa de revestimento das vigas do tabuleiro", sublinhando que estes "não constituem elementos estruturais da Ponte da Arrábida".

Ainda assim, e apesar destes fragmentos "serem de pequena dimensão", pela altura de queda e posição, a situação representa risco de danos aos utilizadores da Avenida Marginal, pelo que a Câmara encerrou esta via à circulação até indicação, por parte da IP, de que pode ser reaberta em segurança.

Por precaução, o município procedeu, na terça-feira à noite, ao corte do trânsito, após a queda de pedaços de argamassa da Ponte da Arrábida.

A Ponte da Arrábida, que liga o Porto e Vila Nova de Gaia, é Monumento Nacional desde 2013.

O Ministério das Infraestruturas disse hoje estar a acompanhar a situação na Ponte da Arrábida, em estreita articulação com a Infraestruturas de Portugal.

+ notícias: Norte

Uma dezena de camiões danificados em incêndio na Trofa

Cerca de uma dezena de camiões ficaram danificados devido a um incêndio que ocorreu esta noite no parque de estacionamento de uma empresa na Trofa, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Supremo mantém penas máximas para cinco arguidos do processo 'Máfia de Braga'

O Supremo Tribunal de Justiça manteve esta quarta-feira as penas de 25 anos de prisão a cinco dos arguidos do processo 'Máfia de Braga' e reduziu de 23 para 19 anos de cadeia a pena de um sexto arguido.

Carro colhido por comboio em Barcelos causa três vítimas mortais

Um carro foi colhido por um comboio na passagem de nível de Carapeços, em Barcelos, causando três vítimas mortais, uma delas uma criança, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

Atualizado 19-06-2019 13:05

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.