Dormidas em alojamento turístico caem para 4,5 milhões em março

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mai 2019 (Lusa) -- Portugal recebeu mais 3,5% de hóspedes em março, num total de 1,8 milhões, mas registou menos 0,2% de dormidas, para 4,5 milhões, devido à quebra de turistas não residentes, revela hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As dormidas de residentes cresceram 4,8%, quando tinham caído 3,8% em fevereiro, e as de não residentes recuaram 2,2%, mais do que a descida de 0,5% no mês anterior.

O INE ressalva que estes resultados "estão condicionados" pelos diferentes meses das épocas festivas face ao ano anterior, beneficiando do Carnaval em março de 2019 (que no ano anterior tinha sido em fevereiro), e pelo efeito base desfavorável da Páscoa em março de 2018 (quando este ano foi celebrada em abril).

O mercado espanhol (9,6% do total), tradicionalmente sensível ao 'efeito Páscoa', registou uma diminuição expressiva nas dormidas, assim como os hóspedes alemães (menos 8,4%) e os franceses (menos 4,3%).

Mas o mercado o brasileiro (6,2% do total de dormidas) apresentou um crescimento significativo, de 28,6%, enquanto o britânico (17,6% do total das dormidas) cresceu 1,6% em março.

Também em março registaram-se aumentos nos mercados chinês (mais 22,2%) e norte americano (mais 20,4%).

Por municípios, Lisboa obteve 23,9% do total das dormidas em março, e o Funchal concentrou 9,5% do total das dormidas.

Albufeira representou 10,1% das dormidas em março e o município do Porto acolheu 7% das dormidas totais em março.

Os parques de campismo receberam mais 19,6%, para 76,4 mil campistas, que proporcionaram 277,2 mil dormidas (mais 12,4%).

"Para o aumento das dormidas contribuiu apenas o mercado interno (mais 34%), dado que os mercados externos apresentaram um decréscimo de 1,9%", lê-se na publicação do INE, acrescentando que os mercados externos representaram 52,4% do total das dormidas.

As colónias de férias e pousadas da juventude registaram 27,3 mil hóspedes (mais 17,7%) e 49,2 mil dormidas (mais 6,9%).

O mercado interno representou 75% das dormidas e cresceu 13,7%, enquanto os mercados externos recuaram 9,3%.

No total registou-se um aumento de hóspedes em março, de 3,5% para 1,8 milhões, mas foi inferior à subida de 2,5% registada em fevereiro, enquanto nas dormidas, que em março caíram 0,2% para 4,5 milhões, a descida foi inferior à de 1,5% registada em fevereiro.

O INE diz ainda que, em março, a estada média (de 2,48 noites) reduziu-se 3,6%, em especial a dos residentes, que caiu 3%, enquanto a dos não residentes diminuiu 2,5%.

Os proveitos no setor abrandaram, crescendo 3,1%, quando em fevereiro tinham aumentado 4,2%, atingindo 246,8 milhões de euros.

Os proveitos de aposento (176,2 milhões de euros) cresceram 1,4%, mas abaixo do aumento de 2,3% em fevereiro.

No primeiro trimestre do ano, o INE registou um aumento de 0,7% nas dormidas totais, que diz ser impulsionado pelo contributo positivo apenas dos residentes (aumenta 2,3%), dado que os não residentes pouco variaram (caíram 0,1%).

VP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.