ASAE apreende 285 mil euros de vestuário contrafeito em fábrica de calçado no Norte

ASAE apreende 285 mil euros de vestuário contrafeito em fábrica de calçado no Norte
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 30 mil artigos de vestuário de marcas falsificadas, que se destinavam a exportação, avaliados em mais de 285 mil euros, numa fábrica de calçado no Norte.

Em comunicado, a ASAE adianta que a fiscalização teve lugar numa fábrica de calçado e num armazém, na região norte, e que foi levada a cabo pela sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), no âmbito do combate à contrafação.

Os inspetores encontraram cerca de 30 mil artigos de vestuário, com marcas nominativas e figurativas protegidas, que apresentavam sinais específicos de serem produtos falsificados, apreendendo os artigos avaliados em 285.506 euros.

Além de nenhuma mercadoria ter faturação associada, a ASAE apurou que os responsáveis pela contrafação recorriam a artigos originais que usavam como matrizes a partir das quais elaboravam cópias ilícitas dos desenhos, modelos e etiquetas.

"Os produtos eram suscetíveis de enganar os consumidores, facilmente criando o erro de autenticidade", informa a ASAE no comunicado hoje divulgado.

A investigação da ASAE concluiu ainda existirem indícios de os produtos se destinarem, na sua maioria, ao mercado estrangeiro.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.