Vieira da Silva cauteloso em relação ao acordo entre camionistas e transportadoras

| País
Porto Canal com Lusa

Alcoentre, Lisboa, 10 mai 2019 (Lusa) -- O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, mostrou-se hoje cauteloso sobre o acordo de princípio entre a ANTRAM e o Sindicato dos motoristas para evitar nova greve, mas admitiu uma expectativa positiva.

"Estamos habituados a ter sempre muito cuidado neste tipo de conflitos e apenas contar com uma solução dos problemas quando eles estiverem definitivamente resolvidos", afirmou José Vieira da Silva, aludindo ao acordo de princípio entre a ANTRAM e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias perigosas (SNMMP).

O acordo resultou da mediação levada a cabo pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação, a ANTRAM e o SNMMP, mas, ainda assim, o sindicato disse à agência Lusa que o pré-aviso de greve se mantém até que o documento seja aceite e assinado.

Em Alcoentre, onde participou nas comemorações do 3.º aniversário do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça (CPJ), o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social manteve também uma postura cautelosa.

"Creio que os acordos que foram alcançados são acordos que necessitam ainda de aprofundamento", afirmou, acrescentando que o Governo está "obviamente a acompanhar com expectativa positiva, mas também com muita atenção o desenvolvimento dessa situação".

Na quinta-feira, o presidente do SNMMP disse ter entregado o pré-aviso de greve, prevista começar em 23 de maio e por tempo indeterminado.

Já na quarta-feira, o sindicato tinha anunciado esta intenção, depois de considerar que a ANTRAM violou "os princípios da boa-fé negocial", acrescentando que a estrutura sindical não iria conceder mais tempo aos patrões.

O anúncio da nova greve surgiu um dia depois de a ANTRAM ter revelado que a associação patronal e o sindicato tinham acordado um pacto de paz social pelo prazo de 30 dias.

O caderno reivindicativo dos motoristas inclui, além de uma remuneração base de 1.200 euros, um subsídio de 240 euros e a redução da idade de reforma.

DA // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.