Informático que revelou escândalo de espionagem EUA, diz que não é traidor nem herói

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hong Kong, 12 jun (Lusa) -- Edward Snowden, o informático que revelou um vasto programa do Governo dos Estados Unidos de vigilância de comunicações telefónicas, afirmou hoje, numa entrevista, que não é "nem traidor nem herói" e que não vai fugir à justiça.

O jornal South China Morning Post, que o entrevistou em Hong Kong, para onde fugiu depois de revelar o programa PRISM aos jornais The Guardian e Washington Post, afirma que o informático revela na entrevista mais pormenores sobre o sistema de vigilância.

"Não sou um traidor nem um herói. Sou um americano", disse.

Sobre os que o criticaram por ter fugido para Hong Kong, Snowden afirma que não está ali para se "esconder da justiça" mas para "revelar crimes".

O informático de 29 anos assegurou, no entanto, que vai combater qualquer tentativa do Governo norte-americano de o extraditar: "A minha intenção é pedir aos tribunais e ao povo de Hong Kong que decidam o meu destino. Não tenho razões para duvidar do vosso sistema".

Os Estados Unidos não apresentaram até ao momento qualquer pedido de extradição, embora seja esperado que o venham a fazer, sobretudo depois de vários senadores o terem acusado de traição. Apesar de existir um tratado de extradição entre os dois países, especialistas afirmam que um tal processo levaria meses e pode ser bloqueado pelo Governo da China.

No domingo, Snowden, funcionário de uma empresa privada subcontratada pela Agência de Segurança Nacional (NSA), disse ao The Guardian e ao The Washington Post ter divulgado informações confidenciais para informar o público da "máquina de vigilância em massa" montada pela administração norte-americana.

"Não tenho nenhuma intenção de esconder quem sou, porque não fiz nada de errado", disse.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.