Novo bispo católico do Porto disse ter ficado surpreendido com nomeação

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 21 fev (Lusa) -- O novo bispo do Porto, António Francisco dos Santos, manifestou-se hoje surpreendido com a sua nomeação, admitindo tratar-se de uma grande missão que irá encarar com "alegria e generosidade".

"Serei irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem e com eles procurarei fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor. Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos", afirma.

Numa mensagem aos diocesanos, divulgada na página da internet da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos, escreve: "Era tão imprevisível este chamamento que Deus agora me faz que não consegui balbuciar palavra, quando a decisão do papa Francisco me foi comunicada".

"(...) Lembrei nesse momento a Palavra de Deus ao Profeta Jeremias: 'Irás aonde Eu te enviar'. Apesar desta palavra recorrente ao meu espírito e presente no meu coração, muitas as dúvidas e grande o temor com que me defrontei ao ver as minhas limitações e fragilidades, perante a grandeza da missão", refere.

O novo bispo do Porto acrescenta ter-se interrogado "dia e noite" sobre o que pode levar de novo a "uma diocese habitada por tanta gente de bem e de valor e habituada a tão generosos servidores como bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos".

À Diocese de Aveiro pede "a compreensão para este meu gesto ao serviço da Igreja, que em nada significa, menos respeito ou menor amor".

"Aveiro sabe como sempre aqui me senti feliz como bispo e como é grande a dor da separação. Todavia, senti que só conseguiria reencontrar a serenidade de coração e a liberdade de espírito, quando com a ajuda de Deus vencesse todos os receios e temores".

O novo bispo do Porto reafirma "a alegria de servir a grande comunidade humana da Diocese do Porto, com os seus eleitos e representantes autárquicos, as autoridades locais, as universidades e escolas, instituições e associações".

António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, foi hoje nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco, sucedendo no cargo a Manuel Clemente, que em 2013 assumiu funções como patriarca de Lisboa.

"A notícia foi publicada oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro, às 11:00 (12:00 em Roma)", informa a Agência Ecclesia, numa nota de imprensa enviada à Lusa.

António Francisco dos Santos serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, acrescenta a agência.

PM/ACG //CC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.