Casa evacuada na sequência de incêndio em fábrica em Ovar

Casa evacuada na sequência de incêndio em fábrica em Ovar
| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma casa teve que ser evacuada devido ao incêndio que está a consomir uma fábrica têxtil em Ovar, na manhã desta quinta-feira, apurou o Porto Canal e a agência Lusa.

"Evacuámos uma casa ao lado porque vivem lá duas pessoas acamadas e achámos mais seguro transferi-las para o lar da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, mas já confinámos o fogo a apenas uma secção da fábrica, que é muito grande, e o combate está a evoluir bem", revelou à Lusa o comandante João Mesquita, dos Bombeiros Voluntários de Ovar.

As operações de combate às chamas envolviam, às 11:34, 80 bombeiros e 27 viaturas, o que o comandante atribuiu ao tipo de material em combustão, nomeadamente "espumas que geram altas temperaturas e dificultam a aproximação dos bombeiros".

João Mesquita referiu, no entanto, que "o fogo está a ceder à intervenção" e que "agora é uma questão de deixar acabar o material inflamável" nessa secção “específica da fábrica".

A empresa em causa é a multinacional Valmet, na Estrada de São João de Ovar, e, no seu ‘site’, define-se como "líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia".

O alerta foi dado às 09:20.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.