30 estradas cortadas ou condicionadas em 7 distritos do continente devido ao mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 fev (Lusa) -- Trinta estradas do continente continuam hoje cortadas ou condicionadas devido a inundações e desmoronamentos causados pelo mau tempo nas últimas semanas, segundo um balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com informação disponibilizada na página da ANPC na Internet, 28 estradas estão cortadas e duas condicionadas nos distritos de Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra.

A ANPC informa que no distrito de Santarém estão cortadas estradas nacionais e caminhos junto aos municípios da Golegã, Santarém, Cartaxo, Torres Novas e Coruche devido a inundações.

Também no distrito de Santarém, estão condicionadas por inundações um caminho de acesso à Ribeira de Santarém e a Estrada Nacional (EN) 365, zona do Pombalinho, em Vale Figueira.

No distrito de Viseu, estão cortadas a EN 333-3, em Valadares, São Pedro do Sul, devido à queda de inertes, a Estrada Municipal (EM) 554 -1, em Resende, devido a um deslizamento de terras, e a EN 222, entre a Foz do Rio Torto e o cruzamento de Valença do Douro, Tabuaço, devido à construção de um muro de suporte de terras.

Ainda no distrito de Viseu, estão cortadas duas estradas em São Pedro do Sul, devido a um desabamento de terras.

A Proteção Civil adianta também que no distrito de Leiria existem seis estradas e caminhos cortados devido a inundações, uma em Pombal por deslizamento de terras e outra por supressão do pavimento.

Também a EN 3-1 em Alqueidão, Azambuja, distrito de Lisboa está cortada devido a inundação.

No distrito de Coimbra, estão cortadas quatro estradas em Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Mira por inundação e outra em Miranda do Corvo por desmoronamento.

De acordo com a ANPC, estão também cortadas as estradas municipais entre o Túnel do Sardão e Oronhe e entre Campo e Recardães, Águeda, devido a inundações causadas pelo mau tempo.

Também a EN 238, entre Vale da Ursa e Cernache do Bonjardim, distrito de Castelo Branco, está cortada devido a um deslizamento de terras.

Apesar de o estado do tempo ter melhorado no continente, a proteção civil mantém o nível de alerta azul do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

De acordo com a proteção civil, a manutenção dos caudais debitados pelas barragens e a ausência de precipitação poderá ajudar o escoamento das águas dos locais onde ainda se verifica a situação de inundação.

Os constrangimentos ainda sentidos, realça a proteção civil, devem-se à dificuldade de escoamento em algumas zonas afetadas pelo episódio de cheia e que as vias municipais ou rurais, pela sua morfologia, tendem a ter maior dificuldade na drenagem das águas.

A Proteção Civil mantém o apelo às populações para que não atravessem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas e que se mantenham informadas sobre o evoluir da situação.

DD (MLL) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.