Seis barras fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 fev (Lusa) - Seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outra está condicionada devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível hoje na página da Marinha na Internet.

A Marinha indica ainda que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 03:00 de hoje e as 23:59 de sábado.

Para estes distritos (costa ocidental), prevêem-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, sendo de 3 a 3,5 metros a sul do Cabo Raso.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, aguaceiros, aguaceiros fracos a norte sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a períodos de chuva a partir do final do dia no Minho e Douro Litoral, e que serão de neve acima de 800/1000 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, rodando para sudoeste a partir do final da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da mínima.

No sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Alentejo, vento moderado de noroeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da mínima.

Em Lisboa, Évora, Viana do Castelo e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco e Beja 12, Guarda 5, Bragança e Viseu 8, Faro e Angra do Heroísmo 16, Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 18.

Quanto ao fim de semana, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir do meio da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões norte e centro, que serão de neve acima de 800 metros, vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima na região sul e subida da temperatura máxima.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).