Adegga WineMarket Porto muda-se para a Alfândega e tem 400 vinhos para provar

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 mai 2019 (Lusa) - O Adegga WineMarket Porto realiza-se pela primeira vez na Alfândega, no dia 11 deste mês, tem um "foco ainda maior na qualidade dos vinhos presentes" e dá especial atenção aos mais recentes vinhos do Porto declarados vintage.

A organização do Adegga destaca também que o evento portuense "reúne 120 vinhos, entre os 400 em prova, com pontuações iguais ou superiores a 90 pontos" atribuídas por várias publicações nacionais e internacionais de referência.

"Sempre dissemos que não queremos ser o maior evento do país, mas sim o melhor, e por isso queremos focar-nos na qualidade", disse hoje à agência Lusa André Ribeirinho, principal rosto do Adegga.

Os vinhos presentes são oriundos de "todas as regiões" e representam a "excelência" da produção nacional, reforçou, mas há um peso maior de produtores de vinhos verdes e do Douro por ser um evento que tem lugar no Porto.

Um das principais apostas do programa, segundo André Ribeirinho, é a "masterclass exclusiva com uma seleção de vinhos do Porto vintage 2017" que será orientada pelo responsável pela Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Bento Amaral.

"Aproveitamos um momento importante para a história do vinho do Porto, que é a declaração vintage 2017, para fazer uma masterclass acerca desses vinhos e explicar o que eles trazem de novo e como é que pela primeira vez as casas inglesas declararam vintage dois anos consecutivos", vincou André Ribeirinho.

O Adega WineMarket Porto troca este ano o hotel onde sempre teve lugar, na Avenida da Boavista, pela Alfândega, alegando que "as pessoas gostavam de eventos perto do rio Douro" e nada melhor do que "ir para um sítio que é um símbolo da cidade".

"É um espaço com quase o dobro da área do anterior, o que dá mais flexibilidade e permite aos visitantes provarem vinhos à vontade e a nós fazer atividades diferentes", justificou André Ribeirinho.

O organizador afirmou ainda que o evento cresceu e por isso necessitou de "sair de hotéis para espaços mais alternativos", o que já havia acontecido em Lisboa, onde o Adegga Wine Market começou, com a mudança para um antigo armazém situado em Marvila, na zona oriental da capital portuguesa.

"Acreditamos que a melhor forma de valorizarmos o património é fazendo coisas nesse património", argumentou ainda.

O SmartWineGlass, "um copo "inteligente" que regista todas as provas, mantém-se como um dos trunfos que a organização apresenta, sendo descrito como "passaporte para uma viagem pelos melhores vinhos portugueses".

"Concebida pelo Adegga em 2012, a tecnologia SmartWineGlass é uma inovação mundial na área e garante a receção, no correio eletrónico de cada visitante, da lista completa dos vinhos provados durante o evento e permite o acesso direto à loja online", explicam os organizadores.

O ingresso no evento custa 20 euros e permite provar os vinhos presentes e, o que é uma novidade da edição deste ano, comer uma dose de arroz de mariscos confecionado pelo restaurante Gaveto, de Matosinhos.

André Ribeirinho insistiu que a qualidade é o foco maior deste evento e como tal garante que os visitantes podem provar ali "coisas muito boas, num ambiente agradável e num espaço que não está a abarrotar de gente.

"É por isso que um dia chega para o Adegga WineMarket. Gostamos de dizer que não somos um certame, somos uma prova de vinhos", concluiu.

AYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.