Coliseu do Porto recebe duas estreias nacionais de dança numa só noite

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 03 mai 2019 (Lusa) -- O Coliseu do Porto vai receber, no sábado, as estreias nacionais de "Autodance", da israelita Sharon Eyal, e "Skid", do franco-belga Damien Jalet, estreias nacionais no âmbito do Festival Dias da Dança (DDD).

Pelas 22:00, é apresentada "Autodance", uma peça em que os coreógrafos "surgem em cena sem um género definido" e assemelhados a "poderosos centauros", seguida de um intervalo e da apresentação de "Skid", uma "luta direta com um piso cuja inclinação ronda os 34 graus", em ambos os casos espetáculos criados em colaboração com a Companhia de Dança da Ópera de Gotemburgo.

Dirigida pela coreógrafa islandesa Katrín Hall desde 2016, a companhia tem apostado em conteúdo original e tem-se virado para a nova dança dos países nórdicos, apresentando no Porto a segunda colaboração com a israelita Sharon Eyal.

A intenção de "Autodance", estreada na Suécia em 2018, é refletir o conflito entre o movimento "puro" e a coreografia "concertada", combinando a dança com a música eletrónica de Ori Lichtik, acentuando as pernas para assemelhar os bailarinos a "poderosos centauros", além da questão de género que é uma opção recorrente de Eyal.

As questões de género e do automatismo da dança são frequentes no trabalho da israelita, que no ano passado explicou, em entrevista ao The Talks, que a história de qualquer peça de dança "vem de dentro do próprio corpo", em vez de uma decisão racional imposta à coreografia.

Fundadora da companhia L-E-V (2013), ficou conhecida pelas peças fisicamente exigentes e pela colaboração com Gai Behar, que também é creditado pela criação deste espetáculo. A criadora de 48 anos recebeu em 2017 o Prémio da Associação de Críticos de Teatro e Dança de França.

Em "Skid", Damien Jalet coloca os bailarinos da mesma companhia contra a própria gravidade, numa peça de movimento constante em que os desafios apresentados aos 17 intérpretes é o foco da peça, com música de Christian Fennesz e cenografia de Jim Hodges e Carlos Marques da Cruz.

"Esta nova paisagem de possibilidades físicas cria uma reação em cadeia que nos leva a presenciar movimentos perigosos, momentos divertidos e situações comoventes", pode ler-se na apresentação.

Ao longo da carreira, Jalet recebeu vários prémios, entre os quais um Laurence Olivier, em 2011, por "Babel (words)", partilhado com Sidi Larbi Cherkaoui, com a dupla a receber um prémio da United Humans em 2014.

Em 2017, "Thr(o)ugh" foi nomeado para os prémios Faust, na Alemanha.

O coreógrafo de 42 anos, que em 2018 trabalhou com Luca Guadagnino no filme "Suspiria", foi designado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo Governo francês, em 2013.

Em Antuérpia, apresentou no ano passado "Pelléas et Mélisande", inspirado na música de Debussy, numa colaboração com Marina Abramovic, a sua peça mais recente, já depois de "Skid", estreado em 2017, ter embarcado numa digressão europeia.

Depois das peças no Coliseu, o Rivoli recebe um concerto da brasileira Linn da Quebrada, que faz da música "um espaço de luta pela quebra de paradigmas sexuais, de género e de corpo", e protagonista do filme "Bixa Travesti", exibido pelas 12:00 no mesmo local.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.