Festival de literatura infantojuvenil em Valongo entre 02 e 05 de maio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 30 abr 2019 (Lusa) - O primeiro Festival de Literatura Infantojuvenil Onomatopeia vai decorrer entre 02 e 05 de maio, em Valongo, num concelho que entre 2014 e 2019 passou de três mil para 10 mil leitores inscritos na rede pública, foi hoje anunciado.

Promovido pela Câmara de Valongo, o festival vai colocar em "contacto escritores, ilustradores e leitores" num" ambiente descontraído e capaz de oferecer um interesse sólido pela leitura e expressão plástica", refere a nota de imprensa da autarquia.

"O alvo é toda a população, mas é muito direcionado para o público infantojuvenil, o que faz dele o único no país", disse à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.

Considerando que a "literatura infantojuvenil é há muito tempo determinante para a criação de hábitos de leitura", o autarca socialista classificou o festival como "mais um contributo para a formação de uma sociedade de leitores, pensantes e críticos".

"Estou à espera da adesão que tivermos", sublinhou o autarca de um festival que, daqui por uns anos, "seja capaz de atrair mais escritores, ilustradores, mais pessoas que gostam da cultura, da arte, da cidadania e que percebem a importância de valores como a sociedade significa que cumprimos o nosso papel de formar cidadãos".

Considerando que "um leitor ativo é uma pessoa que também se envolve de forma diferente na vida em comunidade", o autarca socialista disse que o investimento no festival de literatura infantojuvenil se junta à iniciativa 'Ler não custa nada'.

Esta iniciativa, salientou, "passou o poder de escolher os livros a comprar para as bibliotecas públicas municipais de Valongo para a 'mão' de todos os leitores inscritos na rede pública, e que permitiu passar dos 3.000 leitores em 2014 para mais de 10.000 em 2019".

O Onomatopeia - Festival de Literatura Infantojuvenil ocorrerá na Praça Machado dos Santos, onde a presença de escritores e ilustradores será complementada com oficinas de ilustração, e na Biblioteca Municipal, com exposições, escrita criativa e um espetáculo de dança com temas baseados nos contos tradicionais, refere a nota de imprensa.

JFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.