Trabalhadores da limpeza pedem à Câmara de Gondomar que substitua empresa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Algumas dezenas de pessoas, entre trabalhadoras da limpeza de edifícios públicos e sindicalistas, concentraram-se esta segunda-feira junto à Câmara de Gondomar para pedir à autarquia que rescinda o contrato com a empresa Byeva devido a atrasos nos pagamentos.

Atualizado 30-04-2019 11:48

"Pagam sempre mal e a más horas. No dia 16 deste mês recebemos o mês de março, mas a renda da casa tinha de a pagar até dia oito. E tenho de pôr comida na mesa e pagar contas", disse à Lusa Maria de Fátima Martins.

Esta funcionária da Byeva trabalha há 15 anos na piscina municipal de Baguim do Monte (Gondomar), conta que "há ocasiões em que não há material para trabalhar" e que o atraso no pagamento de salários "acontece todos os meses", gerando "muita incerteza e ansiedade".

Também Joana Ferreira, de 22 anos e a trabalhar nas piscinas de Gondomar, aponta para o mesmo problema, sintetizando: "Não saber o dia de receber é muito difícil".

"Vivo com uma tia e uma prima, trabalho e quero ajudar em casa, mas estar sempre assim sem saber do futuro é muito complicado. Isto acontece todos os meses", referiu.

Esta não foi a primeira concentração de trabalhadoras da limpeza de edifícios públicos - pavilhões e piscinas - em Gondomar, distrito do Porto, onde a Câmara tem contrato com a Byeva.

Já no dia 01 de fevereiro as trabalhadoras pararam, à semelhança de hoje, numa greve que se prolonga até terça-feira.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) em Gondomar estão em causa 25 funcionárias, mas a situação de incumprimento, disse a coordenadora nacional, Vivalda Silva, "é nacional".

"Esta é uma prática da empresa em todo o país. Esta é a mesma empresa que ganhou agora um concurso de milhões para os postos da GNR, mas que limpava as faculdades da Universidade de Coimbra e foi substituída. Chegam a pagar ao dia 15 ou dia 20 de cada mês. E estamos a falar de contratos de milhões, mas de salários baixos na sua maioria", descreveu Vivalda Silva.

De acordo com a dirigente, "compreendendo que a autarquia não é responsável pela situação", o STAD vai pedir à Câmara de Gondomar que rescinda o contrato com a Byeva "em nome de questões morais e sociais".

A agência Lusa tentou contactar com responsáveis da empresa, mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.