Governo "abriu uma porta de cooperação institucional" - Conselho Metropolitano do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 fev (Lusa) -- O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Hermínio Loureiro, afirmou hoje que o Governo "abriu uma porta de cooperação institucional" aos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), no âmbito da preparação dos próximos fundos comunitários.

"O modelo de gestão está a ser construído e o CmP e as autarquias terão oportunidade de fazer chegar, aos locais próprios e nos momentos certos, nada de precipitações," os seus planos estratégicos, disse Hermínio Loureiro, no final de uma reunião dos autarcas com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, que decorreu no Porto.

Para o responsável, "os autarcas ficaram mais tranquilos" com os esclarecimentos prestados por Castro Almeida.

"Acima de tudo, foi-nos aberta uma porta de cooperação institucional que eu considero irrepreensível", vincou.

Hermínio Loureiro fez um "balanço francamente positivo" da reunião, destacando que os presidentes das câmaras da AMP perceberam bem que "esta é a última oportunidade que o norte, em geral, e a AMP, em particular, tem para procurar melhorar os índices de competitividade e afastarem-se dos índices de convergência que o caracterizam".

Na sua opinião, os autarcas "saíram mais tranquilos do que quando entraram na reunião" relativamente ao modelo de gestão dos fundos comunitários (2014-2020).

Também os esclarecimentos prestados sobre o banco de fomento terão tranquilizado os presidentes das câmaras, tendo Hermínio Loureiro destacado que, "mais do que a sede, a operacionalidade desse instrumento decisivo, quer para as empresas quer para as autarquias, terá vida na cidade" do Porto.

No seu entender, será possível "aumentar a competitividade" da região.

O secretário de Estado "foi muito claro relativamente às intenções do Governo quanto a esta matéria, regras e linhas orientadoras", concluiu.

Este encontro com o CmP decorreu no âmbito de um conjunto de reuniões que o governante tem em agenda com autarcas, designadamente com comunidades intermunicipais do país, sobre as prioridades de investimento nas candidaturas aos fundos comunitários até 2020.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional pretende com estes encontros "colher opiniões, esclarecer dúvidas e ouvir propostas e sugestões sobre a melhor forma de utilizar os recursos".

O objetivo é "chegar a 2020 com um país diferente", ou seja, "mais rico, mais desenvolvido, mais próspero, com mais condições de emprego e com mais condições de bem-estar para os portugueses", acrescentou.

JAP (DYA) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.