Táxis voltam a ter praça na principal avenida de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 20 fev (Lusa) - Os táxis de Viana do Castelo voltaram esta semana a fazer praça na principal avenida da cidade, mais de dez anos depois da construção de um parque de estacionamento subterrâneo ter forçado a saída.

A informação foi confirmada hoje à agência Lusa pelo delegado sindical da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), após negociação com o município, que restabeleceu uma praça de táxis, de três lugares em regime livre, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

"É uma decisão muito importante para nós, porque toda a vida a praça de táxis foi ali, na avenida. Quando saímos do local foi um rombo muito grande, a atividade nunca mais foi a mesma", apontou Antonino Silva.

A praça de táxis foi retirada da avenida principal da cidade há mais de uma década, na sequência da construção de um parque de estacionamento automóvel subterrâneo, explorado por privados, e da reestruturação urbanística que a câmara municipal promoveu à superfície.

Os cerca de 30 profissionais da cidade foram então distribuídos por dois espaços alternativos, que se mantêm, junto à Estação de Caminhos-de-ferro e ao Centro de Saúde de Viana do Castelo, decisão que, na altura, foi fortemente contestada.

"Foi fácil chegarmos a este entendimento com a câmara, face à disponibilidade com que acolheram as nossas preocupações. Continuará a ser em praça livre, para ser utilizada por todos os táxis da cidade de Viana", sublinhou o delegado sindical da ANTRAL.

A autorização para o regresso dos táxis à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, precisou Antonino Silva, foi dada pela Câmara de Viana do Castelo na quarta-feira, às 16:00, e já hoje os três lugares estavam a ser utilizados normalmente pelos profissionais da cidade.

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).