Câmara de Tondela quer 1,2 ME do Proder para zonas ardidas da Serra do Caramulo

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 20 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, espera conseguir 1.283.168 euros do Programa de Desenvolvimento Regional (PRODER) para intervenções em zonas ardidas durante os incêndios da Serra do Caramulo, no verão passado.

Em novembro, a autarquia avançou com duas candidaturas, uma ao Fundo de Emergência Municipal (FEM) e outra ao PRODER.

Segundo o autarca, a primeira, que foi aprovada a 20 de dezembro, "atingiu um valor global de 968.467 euros" para recuperação de infraestruturas nas várias freguesias afetadas.

Relativamente à segunda proposta, no montante de 1.283.168 euros e que se encontra em fase de audiência, o município espera "uma correção para um patamar que se situe na proximidade do montante candidatado", explicou.

Esta candidatura tem como objetivo o tratamento de encostas, linhas de água e caminhos municipais.

José António Jesus referiu que "o que está em causa é a elegibilidade ou não de algum tipo de trabalhos", estando o município neste momento a reforçar a sua argumentação "no sentido de tornar todos os trabalhos elegíveis".

"Poderemos dizer que estamos a discutir 20 a 30% de diferença entre 1.283 mil euros, que é o valor a que nós nos candidatámos, e aquilo que, em fase de notificação prévia, nos foi comunicado como sendo elegível", contou.

O autarca sublinhou que as obras a que o município se pôde candidatar "são as que resultam das medidas enquadradas e justificadas no relatório produzido pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta".

Lembrou que, após os "violentos incêndios" do verão passado, as prioridades se centraram no restabelecimento do abastecimento de água. Num segundo momento, "a intervenção esteve muito focalizada na desobstrução de taludes, de valetas e de algumas áreas envolventes a estes equipamentos".

"Agora estamos já a intervir na reabilitação de alguns caminhos. Alguns que serão em asfalto virão num momento posterior, quando as condições meteorológicas o permitirem", acrescentou.

AMF

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados