Frente Comum aprova manifestação nacional para dia 14 Março

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 fev (Lusa) - A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública exigiu hoje a marcação de um processo negocial para reposição dos cortes nos salários e pensões aplicados desde 2011 e aprovou a marcação de uma manifestação para dia 14 de março.

"O que disse o Tribunal Constitucional é que os cortes eram temporários, enquanto durasse a ajuda financeira. Está em maio a chegar o fim dessa ajuda, portanto os cortes têm que ser repostos, ainda por cima quando o Governo diz que está em muito boa saúde", disse a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila em conferência de imprensa, depois de uma cimeira na qual foi aprovada uma resolução pela demissão do Governo e mudança de políticas.

Assim, a estrutura sindical exige que o Governo proceda à marcação de um processo negocial com vista "à fixação de um calendários de reposição de todos os montantes resultantes dos cortes nos salários e pensões aos trabalhadores e aposentados da administração pública desde 2011".

A Frente Comum pretende também o fim da sobretaxa fiscal de 3,5% e a devolução de "todos os montantes resultantes dos cortes nas pensões desde 2001", bem como o fim da CES (Contribuição Extraordinária de Solidariedade) e a "devolução de todos os montantes retirados a este título desde 2011".

A Frente Comum decidiu ainda a participação e mobilização na ação de luta da CGTP da próxima semana (dia 27) e a marcação de uma manifestação em Lisboa, dia 14 de março.

A ação partirá do Príncipe Real até à Assembleia da República, passando pelo Tribunal Constitucional, em defesa da Constituição, pelo fim dos cortes e reposição dos montantes "roubados" e contra o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas.

"Esperamos que tenha uma grande mobilização porque a primeira exigência que temos é a demissão deste Governo", sublinhou a sindicalista.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".