Identificados dez edifícios escolares com amianto no distrito da Guarda - Sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 20 fev (Lusa) - Dez edifícios escolares do distrito da Guarda têm coberturas em fibrocimento que contêm amianto, denunciou hoje o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), que defende uma intervenção "urgente" do Governo.

Segundo Sofia Monteiro, da delegação distrital da Guarda do SPRC, a presença de amianto foi detetada em duas escolas do concelho de Pinhel, uma de Seia, em três estabelecimentos de ensino de Gouveia, dois de Trancoso, um de Celorico da Beira e outro de Mêda.

A situação verifica-se em sedes de agrupamentos, escolas secundárias e do primeiro ciclo do ensino básico e em um jardim-de-infância.

No concelho de Gouveia, que tem maior número de situações, o SPRC aponta a presença de amianto na escola de Vila Nova de Tazém, na Secundária e no jardim-de-infância de Gouveia.

A sindicalista referiu hoje à agência Lusa que a situação registada no distrito da Guarda "é de uma gravidade extrema, porque o que está em causa é a saúde pública".

"Estamos a falar não só das pessoas que lá trabalham, mas, sobretudo, de crianças e de jovens", acrescentou.

Na opinião de Sofia Monteiro, "o Estado tem de assumir de uma forma muito urgente a resolução" das situações registadas nos seis concelhos do distrito da Guarda, "tendo em conta a sua gravidade".

A responsável reconhece que o Governo não pode continuar a ter "a atitude que tem tido até ao momento de, perante os alertas feitos pelas escolas, ter considerado que não era um assunto prioritário".

"Quem tem que assumir a responsabilidade das intervenções, tem que ser o Ministério da Educação", sublinhou a dirigente do SPRC.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) admitiu recentemente apresentar queixa contra o Estado português junto das instâncias comunitárias, e avançar com uma ação em tribunal, por haver "centenas de escolas" ainda com amianto.

Em comunicado, a Fenprof garantiu que apresentará uma queixa na Comissão e no Parlamento europeus se até ao fim do mês "não estiverem assumidos compromissos pelos governos, da República e regionais, no sentido de dar cumprimento, não apenas à lei nacional, mas também às diretivas emitidas pela União Europeia".

Em causa está a não remoção de amianto nas escolas, uma substância cancerígena e que está proibida por legislação.

No comunicado, a federação lembra que a lei que impõe a remoção do amianto em locais públicos tem três anos e diz que o Governo "continua a desrespeitar o que estabelece a lei", o que pode implicar "graves prejuízos para a saúde de centenas de milhar de portugueses".

ASR (FP) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.