Concursos de obras públicas duplicam até março, mas contratos celebrados recuam

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 26 abr 2019 (Lusa) - Os concursos de obras públicas lançados no primeiro trimestre de 2019 duplicaram face ao mesmo período de 2018, para 1.026 milhões de euros, mas os contratos celebrados caíram 13% para 368 milhões de euros, informou hoje a AICCOPN.

"O mercado das obras públicas continua a registar crescimentos expressivos no lançamento de concursos, mas encerrou o primeiro trimestre do ano com queda nos volumes de contratos celebrados", lê-se na edição de abril do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo refere, cerca de um terço (335 milhões de euros) dos 1.026 milhões de euros de concursos de empreitadas públicas promovidos até março dizem respeito ao lançamento dos concursos relativos às expansão e acessibilidades do porto de Leixões, ao prolongamento das linhas amarela e verde do Metro de Lisboa, às obras de renovação da Linha do Norte e ao Metrobus do Mondego.

Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados nos primeiros três meses do ano situaram-se nos 368 milhões de euros, menos 13% do que no primeiro trimestre de 2018, com os concursos públicos a recuarem 5%, para 268 milhões de euros, e os ajustes diretos e consultas prévias a diminuírem 52%, para 59 milhões de euros.

PD // EA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.