GNR apanha jovens de 19 anos a furtar gasóleo de pesados por "encomenda"

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 20 fev (Lusa) - A GNR de Viana do Castelo deteve hoje, em Alvarães, dois jovens de 19 anos apanhados "em flagrante delito" a furtar gasóleo "por encomenda" em viaturas pesadas de mercadorias, informou fonte daquela força policial.

Os dois jovens, residentes em Santa Marta de Portuzelo e Torre, no concelho de Viana do Castelo, foram apanhados pelos militares da GNR cerca das 01:00 de madrugada de hoje, após "movimentações suspeitas" detetadas na zona de Alvarães.

"As detenções consumaram-se depois de terem sido detetadas movimentações suspeitas de uma viatura ligeira de passageiros junto ao parque de estacionamento de uma empresa de transportes", explicou fonte da GNR.

Os militares optaram por "aguardar a oportunidade para a intervenção", que consumaram "quando o crime estava a ser praticado".

Na viatura utilizada pelos dois jovens - um deles já com antecedentes criminais e nenhum com habilitações legais para conduzir - os militares apreenderam quatro bidões de plástico, uma mangueira, luvas e telemóveis, entre outras ferramentas.

A GNR sublinhou que tinham ainda na sua posse um "manuscrito" que "indicia fortemente que o furto tinha sido por encomenda".

O alegado "comprador/recetador" do gasóleo, um homem de 30 anos residente em Viana do Castelo, também foi identificado nesta investigação.

Ainda de acordo com a GNR, diligências posteriores dos militares permitiram apurar que os detidos "já tinham perpetrado diversos furtos semelhantes" no concelho de Viana do Castelo.

Os dois serão presentes hoje ao Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.