Rastreio do IPO/Porto no dia do Euromelanoma deteta nove casos de tumor

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 mai (Lusa) -- O IPO-Porto realizou hoje, no âmbito do Dia do Euromelanoma, mais de uma centena de rastreios tendo detetado nove casos com tumores da pele e quatro com lesões suspeitas de malignidade.

"Das 110 observações registadas, foram detetados dois casos de melanoma, quatro lesões suspeitas de melanoma, um carcinoma espinocelular, quatro carcinomas baso celulares e dois síndromes de nevos atípicos a merecer vigilância apertada no Instituto", refere comunicado do Instituto Português da Oncologia.

Para Matilde Ribeiro, coordenadora da Clínica de Pele do IPO-Porto, "esta foi uma das campanhas de rastreio em que se detetaram mais casos de lesões na pele".

São ações como esta que "sensibilizam a população para a necessidade de proteção constante e rastreios regulares", acrescenta a especialista.

À semelhança de anos anteriores, o IPO-Porto juntou-se ao Euromeloma, uma campanha pan-europeia que envolve 29 países com o objetivo de informar e sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Pele.

A Clínica de Pele providenciou já o seguimento dos casos detetados no IPO-Porto.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.