Info

Rastreio do IPO/Porto no dia do Euromelanoma deteta nove casos de tumor

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 15 mai (Lusa) -- O IPO-Porto realizou hoje, no âmbito do Dia do Euromelanoma, mais de uma centena de rastreios tendo detetado nove casos com tumores da pele e quatro com lesões suspeitas de malignidade.

"Das 110 observações registadas, foram detetados dois casos de melanoma, quatro lesões suspeitas de melanoma, um carcinoma espinocelular, quatro carcinomas baso celulares e dois síndromes de nevos atípicos a merecer vigilância apertada no Instituto", refere comunicado do Instituto Português da Oncologia.

Para Matilde Ribeiro, coordenadora da Clínica de Pele do IPO-Porto, "esta foi uma das campanhas de rastreio em que se detetaram mais casos de lesões na pele".

São ações como esta que "sensibilizam a população para a necessidade de proteção constante e rastreios regulares", acrescenta a especialista.

À semelhança de anos anteriores, o IPO-Porto juntou-se ao Euromeloma, uma campanha pan-europeia que envolve 29 países com o objetivo de informar e sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Pele.

A Clínica de Pele providenciou já o seguimento dos casos detetados no IPO-Porto.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Região Norte regista mais de metade das novas infeções de Covid-19

Mais de metade dos novos casos de covid-19 contabilizados hoje situam-se na região Norte ao registar quase duas mil das 3.270 infeções das últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira com dever de permanência no domicílio

Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde os casos de covid-19 têm estado a aumentar nos últimos dias, vão ter em vigor o dever de permanência no domicílio a partir das 00:00 de sexta-feira, decretou hoje o Governo.

Atualizado 22-10-2020 19:14

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.