Face Oculta: Legalmente não era possível começar as alegações -- advogado Castanheira Neves

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 fev (Lusa) - O advogado do arguido no processo "Face Oculta" Paiva Nunes defendeu que legalmente não era possível começar as alegações finais do julgamento, que estavam marcadas para hoje, porque ainda não terminou a fase da produção de prova.

Em causa está o facto de a EDP Imobiliária ainda não ter juntado aos autos a documentação que tinha sido requerida em dezembro passado pelo tribunal, a pedido da defesa de Paiva Nunes, que considera "nucleares" estes documentos.

"Em função do último despacho referente a essa questão, o prazo só termina amanhã [sexta-feira], o que significa que os documentos ainda não estão nos autos", disse aos jornalistas o advogado Castanheira Neves, à saída da sala de audiências.

O defensor do ex-admnistrador da EDP Imobiliária realçou ainda que, após a junção dos documentos, "há que respeitar o contraditório", adiantando que o seu cliente pode pretender a produção de prova relativamente a esses documentos.

"Portanto, não era possível legalmente iniciar a fase de alegações antes de esgotar o contraditório", concluiu Paiva Nunes, que requereu a junção aos autos dos referidos documentos "em momento anterior ao início das alegações orais".

Na sequência deste requerimento, o juiz-presidente decidiu adiar o início das alegações, dando ordens para que caso a empresa assistente no processo não preste as informações no prazo concedido, devem ser contactados os respetivos serviços "para que tal informação e documentos sejam imediatamente remetidos".

Ainda durante a manhã, o coletivo de juízes procedeu à recalendarização das alegações, que vão decorrer de 11 de março a 02 de abril.

O procurador do Ministério Público, Marques Vidal, começará às 09:45 do dia 11 de março as suas alegações finais, que deverão estender-se por dois dias.

Após as alegações do MP, os advogados dos assistentes iniciam as suas alegações no dia 13, com a intervenção da Refer, seguindo-se os restantes assistentes no processo.

Por fim, os advogados de defesa dos arguidos começam as suas alegações no dia 18 de março.

As alegações finais dos defensores de José Penedos e Paulo Penedos estão marcadas para 20 de março e para 26 de março estão marcadas as alegações do advogado de Armando Vara.

O defensor do sucateiro Manuel Godinho, o principal arguido no caso, irá alegar no dia 27 de março.

O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.

Entre os 36 arguidos estão personalidades como Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador do BCP, José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.

JYDN // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.