BD a partir de romance autobiográfico de Albert Camus sai em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 abr 2019 (Lusa) - O romance autobiográfico "O primeiro homem", de Albert Camus, publicado postumamente em 1994, foi adaptado por Jacques Ferrandez para banda desenhada, que editada esta semana em Portugal, pela Porto Editora.

Editado em França em 2017, "O primeiro homem" é uma adaptação do romance que Albert Camus deixou incompleto quando morreu num acidente de viação, em 1960, e que foi publicado mais de trinta anos depois, em 1994.

Protagonizado pela personagem Jacques Cormery, o romance é considerado a mais autobiográfica das obras de Camus, com referências a Argel (onde também Jacques Ferrandez nasceu) e à infância e adolescência passadas nesse antigo território colonial francês.

Em entrevista recente, Ferrandez contou que tomou a liberdade de preencher alguns espaços deixados em branco por Camus na narrativa, mas contou com o auxílio de notas manuscritas deixadas pelo autor e reveladas pela filha dele, Catherine Camus.

A edição portuguesa acompanha a da Gallimard e inclui prefácio da investigadora Alice Kaplan.

Jacques Ferrandez é autor de outras obras de BD, entre as quais "O estrangeiro" e "O hóspede", ambos adaptados também de obras de Albert Camus.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.