Câmara de Barcelos ameaça com tribunais contra linha de alta tensão

Câmara de Barcelos ameaça com tribunais contra linha de alta tensão
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Barcelos garantiu hoje que o Município "usará todos os meios ao seu alcance", nomeadamente os judiciais, para travar o traçado previsto para a passagem no concelho de uma linha elétrica de alta tensão.

"De todos os concelhos atravessados pela linha, Barcelos seria o concelho mais fustigado. Os impactos ambientais, económicos, patrimoniais, paisagísticos e sobre a saúde pública seriam violentíssimos e não os podemos tolerar", referiu Miguel Costa Gomes.

Em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 KV desde Fontefria, na Galiza, Espanha, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte (RNT) operada pela empresa Rede Elétrica Nacional (REN).

Hoje, a Câmara de Barcelos reuniu em sessão extraordinária para discutir o assunto, tendo aprovado, por unanimidade, uma moção de "rejeição absoluta" do traçado proposto, que fará chegar à Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito da consulta do estudo de impacto ambiental daquela linha,

Segundo Miguel Costa Gomes, o traçado previsto atingiria 63 das 89 freguesias do concelho, com a agravante de a proposta "preferida" pelo promotor "passar claramente pelas zonas mais urbanas" do concelho.

"Até o monte da Franqueira é violentado", acrescentou.

O autarca sublinhou ainda que o Plano Diretor Municipal seria "completamente descaracterizado", frustrando, nomeadamente, as expectativas dos munícipes em relação à construção.

Lembrou que a linha terá torres de 75 metros de altura, com uma área de implantação de 200 metros quadrados e com margens de segurança de 45 metros para cada lado.

"Estamos a falar de quatro vezes a largura da autoestrada A1", enfatizou.

Costa Gomes reconheceu que "a linha tem de ser construída", mas defendeu a necessidade de se encontrar alternativas "menos gravosas" para as populações atravessadas, "ainda que eventualmente possam ser mais caras para o promotor".

"A proposta apresentada é, talvez, a menos económica, mas é também inaceitável", disse ainda, enfatizando a questão da "ameaça" para a saúde pública.

A Câmara, além de se preparar para contestar judicial e extrajudicialmente a linha, também concederá apoio jurídico e judiciário às freguesias que queiram igualmente travar aquele traçado.

O troço português, cujo estudo de impacto ambiental está em consulta pública até 27 de fevereiro, prevê a passagem daquela linha por oito dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e ainda por Vila Nova de Famalicão, Barcelos (ambos do distrito de Braga), Vila do Conde e Póvoa de Varzim (os dois do distrito do Porto).

O troço nacional deste projeto prevê a construção de duas novas linhas duplas trifásicas de 400 KV, atravessando, potencialmente, 121 freguesias.

Trata-se de um novo eixo de ligação entre a fronteira e o Porto, a concluir até 2016, e que, de acordo com o documento em consulta pública, "permitirá dar resposta simultânea a várias necessidades de reforço da rede, no sentido da receção de nova produção renovável na zona do Minho".

Garantirá ainda o "aumento das capacidades de interligação com Espanha e de melhores condições de alimentação aos consumos do Minho litoral".

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.