PS justifica nova organização territorial da Proteção Civil com fundos comunitários

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 abr 2019 (lusa) -- A deputada do PS Susana Amador disse hoje que a nova organização territorial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está relacionada com a gestão dos fundos comunitários.

"A preocupação que houve com esta organização territorial e nas 23 sub-regiões foi de facto aproximar às CIM [comunidades intermunicipais] para que haja uma coerência neste modelo com a questão da gestão dos fundos comunitários", disse a deputada socialista na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O Observatório Técnico Independente criado pelo parlamento para acompanhar os incêndios florestais foi hoje ouvido na comissão sobre a nova estrutura e orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, numa audição pedida pelo PSD.

A nova lei da ANEPC, que entrou em vigor a 01 de abril, cria cinco comandos regionais e 23 sub-regionais de emergência e proteção civil em vez dos atuais comandos distritais de operações e socorro (CDOS), mas estas estruturas regionais e sub-regionais entram "em funcionamento de forma faseada", que será definido por despacho do ministro da Administração Interna.

Até à entrada em funcionamento das estruturas operacionais mantêm-se em funções os atuais 18 Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS).

Depois do Observatório ter levantado dúvidas quanto à nova organização territorial, a deputada Susana Amadora justificou a opção com os fundos comunitários, adiantando que "essa componente económica foi importante e fez parte da lógica da organização".

CMP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.