FPF saúda alargamento do estatuto de estudante atleta do ensino superior a federados

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 abr 2019 (Lusa) -- A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) saudou o alargamento do estatuto do estudante atleta do ensino superior a federados, publicado hoje em Diário da República.

O estatuto do estudante atleta do ensino superior foi alargado a desportistas federados e provenientes do desporto escolar, de acordo com a legislação hoje publicada em Diário da República.

O decreto-lei estabelece um quadro legal e regulamentar de apoio aos estudantes atletas, para melhorar a conciliação de estudos, treinos e competições, no quadro do desporto universitário e federado.

"Gostaria de sublinhar, pela sua importância, as novas medidas específicas de apoio para conciliar a prática desportiva regular com a realização de formação académica superior", afirmou o presidente da FPF.

Fernando Gomes considerou que a entrada em vigor desta legislação "é motivo de enorme regozijo para todos os agentes desportivos em Portugal e, em particular, para a FPF".

"Sempre defendemos o reforço da articulação e cooperação no âmbito do desporto entre a escola, as instituições de ensino superior, as federações desportivas e os clubes, e não podemos deixar de felicitar estas medidas de apoio ao desenvolvimento das carreiras duais dos que são, simultaneamente, estudantes e atletas", prosseguiu o dirigente,

O presidente da FPF assinalou "os benefícios" que esta medida poderá ter no "desenvolvimento desportivo".

"Para a FPF, a publicação deste estatuto promove inequivocamente a representação desportiva, representa um incentivo para a prática desportiva regular dos jovens, privilegiando o mérito desportivo e o aproveitamento escolar, e protege o futuro dos nossos atletas", rematou.

Aprovado em Conselho de Ministros em 24 de janeiro, o decreto-lei 55/2019 mantém os apoios "a carreira dupla nas instituições de ensino superior e junto da comunidade académica" e alarga-o "a estudantes que desenvolvem a sua prática desportiva no sistema federado e àqueles que pretendem dar continuidade à prática desenvolvida no âmbito do desporto escolar".

De acordo com o texto hoje publicado, o decreto procura "estabelecer um quadro legal e regulamentar que melhore as condições de participação nas competições que se encontram integradas no contexto desportivo do ensino superior, contribuindo-se, também, para o aumento da relevância destas competições".

Sem querer interferir na autonomia das instituições de ensino superior e das associações de estudantes, o decreto-lei uniformiza "um conjunto de direitos mínimos de acesso à prática desportiva por todos os estudantes do ensino superior, como a relevação de faltas, a alteração de datas de avaliações, a prioridade na escolha de horários e a possibilidade de requerer a realização de exames em época especial".

JP/AO // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

Fernando Sá: “Não é um jogo de título, mas é muito importante para os nossos objetivos”

A 21.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol reserva um clássico sempre efervescente entre FC Porto e Sporting, agendado para o próximo sábado (15h00, Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena. No lançamento da partida, Fernando Sá abordou a derrota em Ovar e apelou ao “caráter” e à “personalidade” que a equipa tem mostrado em 2023/24, considerando fundamental “encarar o jogo de uma forma muito séria e de uma forma muito coesa”. “Também esperamos o apoio do nosso público, que é fundamental nesta altura da época”, acrescentou o treinador. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder com os mesmos 36 pontos que o Benfica, segundo classificado, mais dois do que Oliveirense e Sporting.