Leilão solidário de chapéus e calçado de autor ajuda instituição de S. João da Madeira

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 20 fev (lusa) - A empresa de S. João da Madeira que é líder mundial em feltros de qualidade está a promover um leilão solidário com chapéus, sapatos e esculturas de autor, cuja receita reverte para uma instituição selecionada por votação online.

A iniciativa é da Fepsa e no site da empresa podem disputar-se até 28 de fevereiro 13 chapéus, dois pares de sapatos e uma escultura que, tendo por base de licitação individual os 80 euros, foram especificamente concebidos para o efeito por criadores e marcas da região - como o escultor Paulo Neves e o designer de calçado Egídio Alves, ou as empresas Evereste e Heliotêxtil.

"Convidámos criadores e empresas sanjoanenses a realizarem uma peça a partir do feltro e, desta forma, pretendemos unir o espírito industrial e criativo da nossa cidade em prol de uma instituição local", declarou à Lusa Margarida Figueiredo, da direção da Fepsa.

A instituição a beneficiar com a receita do leilão "Auction for Action", por sua vez, será a que recolher mais votos na página de Facebook da organizadora da iniciativa, sendo que, durante a manhã de hoje, a competição era liderada pelos Leigos da Boa Nova e pelos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

Os interessados podem escolher, contudo, entre um total de 10 instituições, sendo que às já acresce a CERCI local, a Santa Casa da Misericórdia, a ACAIS - Associação de Apoio aos Idosos Sanjoanenses, a Conferência de S. Vicente de Paulo, a Associação de Jovens Ecos Urbanos, a AMU - Associação Mundo Unido, a Associação de Cegos e Amblíopes, e a Associação É Bom Viver.

Para a estilista Raquel Geraldes, contrapor aos tecidos delicados dos seus habituais vestidos de noiva a confeção de uma peça em feltro foi "um desafio realmente excitante". A criadora deixou-se inspirar pelas influências dos anos 20 e, explorando a "maleabilidade" do feltro, moldou abas assimétricas para criar "uma 'cloche' típica daquela era, com linhas retro e glamorosas".

A escultura Filomena Almeida, por sua vez, criou para o leilão uma peça a lembrar socalcos de feltro encimados por dois pequenos sapatos e o pintor Fernando Veloso decorou o seu chapéu de feltro com o desenho de um anjo.

Egídio Alves e a marca Evereste asseguraram os conjuntos que integram chapéu e calçado: o primeiro optou pelos tons negros, com cristais Swarovski; e a segunda privilegiou a tonalidade verde, com vivos e entrançados manuais em pele.

O leilão online "Auction for Action" enquadra-se nas celebrações do segundo aniversário dos Circuitos de Turismo Industrial de S. João da Madeira, projeto no âmbito do qual uma das fábricas a visitar é a Fepsa, que também tem em licitação um chapéu solidário próprio.

Para criação das restantes peças à base de feltro, a empresa alargou ainda o convite ao criador Pedro Alves e às empresas Helsar, Resende e Costa, Chapéus Costa Larga e EPA - Fábrica de Chapéus e Bonés.

As propostas de licitação devem fazer-se no site da Fepsa até 28 de fevereiro. A visualização real das peças pode fazer-se presencialmente, no mesmo período, no Hotel WR de S. João da Madeira.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).