Europa de hoje seria "impensável" sem Portugal - presidente do Parlamento Europeu

| Política
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 12 jun (Lusa) -- O presidente do Parlamento Europeu disse hoje, em Estrasburgo, que a Europa "seria impensável" sem Portugal e salientou que o Governo português assumiu a responsabilidade das medidas de austeridade concretizadas.

"A Europa dos dias de hoje seria impensável sem Portugal. Acho que é também uma questão de respeito isso ser dito. Precisamos de Portugal na União Europeia", afirmou Martin Schulz, no Parlamento Europeu, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, Cavaco Silva, que hoje visita a instituição.

O presidente do Parlamento Europeu afirmou ter "o maior respeito pela forma como tantos portugueses se submeteram aos sacrifícios que lhes foram exigidos e com êxito", tendo garantido que vai fazer "tudo" para que não sejam "em vão".

"Portugal voltará a brilhar, esperamos nós, muito em breve", declarou Schulz, que salientou que a 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) não pode atual se não for essa a vontade de um governo.

"O Governo português poucas vezes se escondeu atrás da 'troika', foi um dos poucos que admitiu abertamente que as medidas tomadas são as suas", declarou.

CSJ // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".