Grupo The Fladgate Partnership declara 2017 ano Vintage para os seus vinhos do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 abr 2019 (Lusa) - O grupo The Fladgate Partnership (TFP) anunciou hoje que declarou 2017 ano vintage para os seus vinhos do Porto, que são comercializados com as marcas Taylor's, Fonseca, Krohn e Croft.

"É a primeira vez que há declaração vintage em dois anos consecutivos", disse à agência Lusa fonte daquele grupo, precisando que pelo menos "nos últimos cem anos não há qualquer registo" de uma tal decisão.

O grupo informa ainda que irá engarrafar o Taylor's Vargellas Vinhas Velhas 2017, "um muito raro Vintage" produzido com uvas oriundas de vinhas plantadas em 1927 da Quinta das Vargellas", em S. João da Pesqueira.

"Este será apenas o oitavo lançamento do Vargellas Vinhas Velhas", salientou.

O produtor avançou ainda que, "pela primeira vez, a Croft vai lançar um Vintage" proveniente das vinhas velhas da Quinta da Roêda, em Alijó, e denominado Serikos, palavra grega que significa seda.

Esse vinho "presta memória ao período pós-filoxera da Quinta da Roêda, altura em que a devastação da vinha levou à plantação de amoreiras para produção de seda", explica o TFP.

"O ano de 2017 foi um ano absolutamente excepcional para as vinhas velhas", disse o diretor-geral do grupo, Adrian Bridge.

O enólogo e diretor técnico do grupo, David Guimaraens, reforçou que "o ano de 2017 será recordado pelas condições muito secas durante todo o ciclo de crescimento e maturação e pela vindima muito precoce".

"O calor durante o mês de agosto não foi excessivo e, embora a seca e os baixos rendimentos tenham resultado em mostos muito densos, os vinhos apresentavam um equilíbrio notável. Há uma geração que a vindima não começava tão cedo. A última vez que esteve tão adiantada foi no lendário Vintage de 1945" , destacou.

Daí resultaram vinhos com "uma agradável dimensão mineral que confere um toque de elegância e sobriedade ao frutado muito intenso e poderoso", completou David Guimaraens.

Os Vintage 2017 das quatro casas e os dois Vintage de vinhas velhas, com 5.600 garrafas do Vargellas e 2.425 do Croft Serikos, estarão disponíveis nos principais mercados no outono, adiantou o TFP.

A família Symington e a empresa Niepoort t também já haviam declarado 2017 ano vintage para os seus vinhos do Porto.

AYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.