Derrocada corta estrada em Arouca e bombeiros tentam confirmar se há vítimas

| País
Porto Canal com Lusa

Um deslizamento de terras em Arouca, na segunda-feira à noite, deixou a EN326 cortada ao trânsito e, dada a acumulação de material derrocado, ainda não permitiu confirmar a inexistência de vítimas, revelou esta terça-feira o comando local de bombeiros.

Atualizado 24-04-2019 11:11

O incidente deu-se por volta das 23:30 numa área sem habitação situada entre Ponte da Ribeira e Mansores, perto do acesso à variante para acesso rápido a Arouca (distrito de Aveiro).

"Naquela zona não vive ninguém, que é uma área deserta, mas não podemos dizer com certeza se há vítimas ou não porque, com o monte de terra que ali está, ainda não conseguimos saber se ficou alguém ou algum carro soterrado lá por baixo", declarou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves.

O responsável está, contudo, otimista, devido às características próprias da derrocada: "Como foi um deslizamento, o que costuma acontecer é que, se as terras apanhassem alguém, empurravam as vítimas para baixo, levando-as a escorregar, e elas iam aparecer lá ao fundo, na ponta. Mas aí já verificámos e não encontrámos ninguém".

José Gonçalves ainda não tem explicação para o sucedido, considerando que na segunda-feira "o dia esteve seco" e, mesmo ao final da tarde, não choveu em quantidade suficiente para justificar a derrocada.

O comandante notou, aliás, que "aquela zona sempre foi considerada estável e nunca representou qualquer perigo", mas reconhece que a encosta é constituída sobretudo por "lousa, que é uma pedra mais mole" e sujeita a registar alterações não percetíveis à superfície.

Já a Infraestruturas de Portugal, chamada ao local para avaliar a situação dado que em causa está uma estrada nacional, referiu que o deslizamento foi "provocado pelas fortes chuvadas que se têm feito sentir".

Fonte oficial da empresa pública acrescentou que os seus técnicos "estão a realizar trabalhos de limpeza e de avaliação das condições de estabilidade do talude, sendo que a reabertura ao tráfego só irá ocorrer quando estiverem asseguradas as condições de circulação e segurança".

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, revelou que os serviços municipais de Proteção Civil também estão a acompanhar a intervenção.

O objetivo é que "a situação seja resolvida com a celeridade possível, salvaguardando todas as condições necessárias de segurança".

O comandante José Gonçalves antecipou que a remoção dos detritos seja "um trabalho para demorar, até porque não se pode arrumar a terra para as zonas ao lado e vai ser preciso camiões para a transportar" até aterros noutras localizações.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados