"O rapaz que aprendeu a olhar" de Vítor Pinto Basto apresentado quinta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 22 abr 2019 (Lusa) - Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Famalicão são palcos quinta-feira, feriado 25 de abril, da apresentação do livro "O rapaz que aprendeu a olhar" do jornalista Vítor Pinto Basto.

A obra procura relatar memórias sobre "o absurdo existencial que foi a ditadura salazarista em Portugal", conforme se lê na descrição sobre o livro que é apresentado às 15:00 horas na Biblioteca Municipal de Gaia, distrito do Porto, e às 21:00 no Museu Bernardino Machado, em Famalicão, distrito de Braga.

"É uma viagem através do olhar de um adolescente que precisou de aprender a olhar para perceber que a realidade que via escondia outras brutais realidades, com gente na cadeia apenas por querer falar e viver em liberdade", descreve o autor.

Vítor Pinto Basto acrescenta que a obra "romanceia situações invulgares, como a revolta de Salazar contra o bispo do Porto, D. António, contra o general Humberto Delgado, contando a história do seu assassinato, e tenta explicar, por exemplo, como Vila Nova de Gaia foi o único concelho na Área Metropolitana do Porto, nas presidenciais de 1958, que deu mais votos ao candidato democrata, Humberto Delgado, que a Américo Tomás".

Com 15 anos de idade aquando da "Revolução dos Cravos", Vítor Pinto Basto, licenciado em filosofia, é jornalista e escritor, tendo passado pelas redações do Jornal de Notícias, Diário de Notícias, A Capital, Europeu" e O Jornal.

"O rapaz que aprendeu a olhar" é o quarto livro do autor que também escreveu "O Segredo de Ana Caio (contos), "Gente que dói - o conflito basco por quem o vive" (reportagem) e "Morto com defeito" (romance).

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.