Futuro comandante dos Bombeiros de Santo Tirso quer aumentar para 30 os profissionais

Futuro comandante dos Bombeiros de Santo Tirso quer aumentar para 30 os profissionais
| Norte
Porto Canal com Lusa

O aumento de 19 para 30 do número de operacionais profissionais dos Bombeiros de Santo Tirso é um dos objetivos do futuro comandante, Filipe Carneiro, revelou esta segunda-feira à agência Lusa o sucessor de Joaquim Souto.

Atualmente adjunto de comando, Filipe Carneiro vai assumir funções a 30 de julho de 2019, altura em que cessará Joaquim Souto, comandante desde 2004, por atingir os 66 anos de idade e já depois de a 9 de abril, também por limite de idade, o outro adjunto de comando, José Rego, no cargo desde 2001, ter cessado atividade.

Filipe Carneiro, de 31 anos, assumiu como objetivo para as suas novas funções, "nunca descurando a base de voluntariado que é preciosa, trabalhar numa base profissional", propondo-se para isso conseguir aumentar o número de profissionais da corporação.

Explicando que esse caminho "já vem sendo feito nos últimos três anos", o responsável admitiu à Lusa que "ficaria satisfeito tendo entre 25 e 30 operacionais profissionais", sendo que atualmente "são 18 ou 19".

"Esse é o caminho para garantir, no mínimo, equipas profissionais de cinco operacionais", acrescentou Filipe Carneiro.

A sua segunda aposta é a formação, argumentando que "operacional que não treine não tem capacidade de socorro", manifestou a vontade de "junto do poder local", tentar a construção de "um campo de treinos próximo para satisfazer as necessidades do corpo de bombeiros e dos outros do município".

Bombeiros desde os 14 anos, "atraído pelas visitas ao quartel com o avô, que era associado da corporação", o futuro comandante da corporação quer recuperar a "comunhão" que havia entre a "comunidade e a corporação há 60 ou 70 anos" para que as pessoas sintam "que é também a sua casa".

Como exemplo das ajudas que "são o reflexo do trabalho feito pela corporação", Filipe Carneiro deu o exemplo do camião adquirido "há cerca de quatro meses", com a "ajuda da comunidade" e que "ficou refletida numa placa, colocada no veículo, de homenagem a toda a comunidade tirsense".

Sobre a resposta dada pela população de Santo Tirso à exigência feita em 2018 pelo Governo de limpeza das propriedades como forma de reduzir a probabilidade de incêndios, também aqui o responsável expressou gratidão.

"A população tem dado uma boa resposta na limpeza dos terrenos. Há trabalhos a desenvolver, até pela autarquia, que fez excelentes acompanhamentos nesse sentido", disse, elogiando ainda a "medida excelente do Governo", que "pecou apenas por tardia".

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.