Info

 FC Porto apresenta projeto social em cinoterapia aplicada ao futebol

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A cinoterapia aplicada ao futebol é o mote do projeto apresentado pelo FC Porto em resposta ao desafio lançado pela UEFA a todos os participantes na Youth League, competição na qual os dragões vão disputar a Final Four.

Anualmente, a UEFA lança um repto aos clubes presentes na competição para a criação de um vídeo tendo, este ano, adicionado a vertente social como tema. O FC Porto escolheu a cinoterapia, uma nova abordagem terapêutica que utiliza cães no auxílio ao tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais, para a realização do vídeo.

Em associação com a Dogga, escola de cães responsável pelas terapias, o projeto GAIAaprende+I e a CERCI Gaia, com quem foi estabelecido um protocolo de colaboração, a ideia base passou por exemplificar as potencialidades da cinoterapia na evolução individual e em grupo, proporcionando um dia especial ao plantel Sub-19 e a um conjunto de crianças com necessidades especiais.

“A missão é com um cão ajudar o menino a atingir objetivos. Com a ajuda do cão, um menino especial pode tornar-se num jogador de futebol, pode marcar um golo”, explica Manuela Vilas-Boas, responsável da Dogga.

O cão acaba por funcionar como elemento facilitador e motivador, podendo ser utilizado em diversos cenários. Se o objetivo for trabalhar o desenvolvimento motor, poderão ser realizadas gincanas, onde a criança imita o cão, para problemas emocionais tenta-se estabelecer uma ligação com o cão e no caso de dificuldades de aprendizagem, a ideia é inserir o cão na resolução de conteúdos académicos.

Mário Silva, treinador da equipa de Sub-19 do FC Porto, destacou o valor da cinoterapia aplicada ao futebol: “É possível com um animal exemplificar o que pretendemos para o próprio exercício. Foi interessante verificar que pode haver um transfere deste momento para o momento no campo em que possa existir o estímulo do golo, que é o momento mais importante do jogo.”

O trabalho do FC Porto neste campo convenceu também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. “É dos projetos mais extraordinários que tenho vivido enquanto Presidente de Câmara. Sentimos que mexemos na vida e no desenvolvimento de crianças com particularidades muito especificas que só têm este tipo de apoios. Estamos desta forma a moldar o futuro das crianças. A inspiração dos terapeutas e do FC Porto que sirva para disseminar o projeto”, desejou. .

+ notícias: FC Porto

Dragões de Ouro 2020 com novo formato no dia do 127º aniversário

Os Dragões de Ouro 2020 vão ser conhecidos e entregues na próxima segunda-feira, 28 de setembro, dia em que o FC Porto celebra o 127.º aniversário.

Danilo Pereira: "É um prazer enorme fazer 200 jogos por um clube tão grande"

A vitória portista do passado sábado (3-1) sobre o SC Braga na ronda inaugural da edição 2020/21 da Liga teve um sabor especial para Danilo Pereira. O capitão dos Dragões cumpriu o jogo 200 com a camisola azul e branca e não poderia estar mais feliz.

Otávio: "Acho que todo o grupo fez um bom jogo"

Acho que todo o grupo fez um bom jogo, afirma Otávio após a vitória do FC Porto sobre o SC Braga, em jogo da primeira jornada da Liga NOS, no Estádio do Dragão, em que os 'Dragões' venceram por 3-1.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.