FC Porto apresenta projeto social em cinoterapia aplicada ao futebol

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A cinoterapia aplicada ao futebol é o mote do projeto apresentado pelo FC Porto em resposta ao desafio lançado pela UEFA a todos os participantes na Youth League, competição na qual os dragões vão disputar a Final Four.

Anualmente, a UEFA lança um repto aos clubes presentes na competição para a criação de um vídeo tendo, este ano, adicionado a vertente social como tema. O FC Porto escolheu a cinoterapia, uma nova abordagem terapêutica que utiliza cães no auxílio ao tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais, para a realização do vídeo.

Em associação com a Dogga, escola de cães responsável pelas terapias, o projeto GAIAaprende+I e a CERCI Gaia, com quem foi estabelecido um protocolo de colaboração, a ideia base passou por exemplificar as potencialidades da cinoterapia na evolução individual e em grupo, proporcionando um dia especial ao plantel Sub-19 e a um conjunto de crianças com necessidades especiais.

“A missão é com um cão ajudar o menino a atingir objetivos. Com a ajuda do cão, um menino especial pode tornar-se num jogador de futebol, pode marcar um golo”, explica Manuela Vilas-Boas, responsável da Dogga.

O cão acaba por funcionar como elemento facilitador e motivador, podendo ser utilizado em diversos cenários. Se o objetivo for trabalhar o desenvolvimento motor, poderão ser realizadas gincanas, onde a criança imita o cão, para problemas emocionais tenta-se estabelecer uma ligação com o cão e no caso de dificuldades de aprendizagem, a ideia é inserir o cão na resolução de conteúdos académicos.

Mário Silva, treinador da equipa de Sub-19 do FC Porto, destacou o valor da cinoterapia aplicada ao futebol: “É possível com um animal exemplificar o que pretendemos para o próprio exercício. Foi interessante verificar que pode haver um transfere deste momento para o momento no campo em que possa existir o estímulo do golo, que é o momento mais importante do jogo.”

O trabalho do FC Porto neste campo convenceu também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. “É dos projetos mais extraordinários que tenho vivido enquanto Presidente de Câmara. Sentimos que mexemos na vida e no desenvolvimento de crianças com particularidades muito especificas que só têm este tipo de apoios. Estamos desta forma a moldar o futuro das crianças. A inspiração dos terapeutas e do FC Porto que sirva para disseminar o projeto”, desejou. .

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.