Escola de Vila Real suspendeu aluno que terá ameçado funcionária com faca

| Norte
Porto Canal

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, anunciou hoje que procedeu à suspensão imediata do aluno de 17 anos que terá ameaçado com uma faca uma funcionária e que se encontra detido pela Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado entregue aos jornalistas esta manhã, a direção daquele estabelecimento de ensino fez questão de salientar que se "tratou de um caso pontual e isolado" e que "os alunos da escola nunca estiveram em risco dado que o aluno nunca os teve como alvo".

O jovem terá entrado na quarta-feira, à hora do almoço, no chamado "liceu" de Vila Real com uma faca de cozinha e tendo como alvo a diretora da escola, que não se encontrava no local.

O aluno, do 11.º ano, terá então ameaçado uma funcionária que o terá tentado travar.

Segundo o comunicado, "o incidente foi prontamente solucionado quer pela intervenção das assistentes operacionais em serviço no momento, quer pela chegada célere da polícia".

Fonte da PSP de Vila Real confirmou à agência Lusa que foi chamada cerca das 13:30 de quarta-feira à escola e que se deparou com um "jovem bastante exaltado", que "não ofereceu resistência à detenção".

De acordo com a fonte, o estudante tinha na sua posse "um objeto cortante, que lhe foi apreendido".

O caso foi comunicado ao procurador da república, que entregou a investigação à PJ por ser da competência desta polícia.

Depois de ter sido detido pela PSP, o aluno foi levado ao serviço de psiquiatria da unidade de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Após o incidente, a direção da escola suspendeu de imediato o aluno, por um período mínimo de 10 dias. O caso já foi reportado ao Ministério da Educação e será agora avaliado pela Direção Regional de Educação do Norte.

A comunidade escolar mostrou-se surpreendida com a atitude deste jovem, que é considerado bom aluno e que nunca tinha manifestado qualquer sinal de agressividade. Segundo foi possível apurar, o jovem sofrerá de síndrome de Asperger.

No entanto, na terça-feira, terá sido apanhado na sala de aula com álcool, uma situação que foi reportada pela direção da escola aos pais do aluno.

Já hoje, o jovem esteve esta manhã no "liceu", conjuntamente com elementos da Unidade Local da PJ de Vila Real, a fazer a reconstituição do incidente.

Nas próximas horas vai ser presente a juiz de instrução para aplicação de eventuais medidas de coação.

A direção da Camilo Castelo Branco garante que "uma situação semelhante a esta nunca se verificou neste estabelecimento de ensino" e que a escola "continua a ser, como sempre o foi, um estabelecimento de ensino onde impera a segurança e o cuidado a todos os níveis com alunos, professores e funcionários".

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.