Câmara do Porto vai suspender licenças para instalação de gruas no espaço público

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal do Porto vai ordenar a suspensão de licenças para instalação de gruas no espaço público, anunciou este sábado a autarquia, depois de a queda de uma grua ter provocado três desalojados e danos materiais em nove casas.

Atualizado 22-04-2019 11:37

De acordo com informação disponível no portal de notícias da Câmara Municipal do Porto, o presidente da autarquia, Rui Moreira, "vai ordenar a suspensão das licenças para a instalação de gruas no espaço público".

Além disso, a Proteção Civil "vai proceder à fiscalização de todas as gruas existentes na cidade, mesmo aquelas que estão em espaço privado".

A grua que caiu hoje ao início da tarde na rua Corticeira, junto ao rio Douro e da zona histórica do Porto, provocou o desalojamento de uma família de três elementos e danos materiais em nove casas.

A autarquia prevê que a família que ficou desalojada possa regressar a casa "dentro de poucos dias, após as reparações necessárias".

Rui Moreira deslocou-se durante a tarde ao local do acidente e mostrou preocupação por, "num curto espaço de tempo", terem caído duas gruas no Porto instaladas em espaço privado.

"Pela segunda vez sucessiva há um problema e, portanto, nós iremos tomar medidas", garantiu o autarca, assegurando que a grua que hoje caiu "tinha licença para funcionar", através de uma "empresa licenciada" para o efeito.

"Mas a verdade é que se verificou pela segunda vez, e não vai haver terceira, que as condições não estão garantidas", disse.

A 10 de fevereiro, uma grua de grande porte caiu na Rua da Torrinha, destruindo parte do telhado de uma habitação onde residiam duas estudantes, que tiveram de ser realojadas.

Além de ordenar a suspensão de licenças para instalação de gruas no espaço público, Rui Moreira irá reunir-se com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e também "sensibilizar o Governo sobre esta matéria".

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.